terça-feira, 17 de fevereiro de 2009


Voltou - Reassumiu no último dia nove a sua função que ocupava até 31 de dezembro de 2008, o Diretor de Educação de Meleiro, o professor José Anaélcio Rocha Longaretti. Um dos melhores professores de matemática que o município já ofereceu á seus estudantes, “Seu Anaécio”, como ainda é conhecido por seus ex-alunos, fará dobradinha com Jairo Canela. Este último que assumiu ainda em janeiro o cargo de Secretário de Educação.

Empenho – Quem mostrou serviço nos dias que se seguiram após a última enxurrada de Timbé do Sul foi o presidente da Câmara de Vereadores local, Valdir Savi Sobrinho, o Tio Quira (PP). Ao cruzar com o Secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt que acompanhava no município os estragos provocados pela chuva, o progressista foi objetivo, pediu ao secretário um simples trator.

Três dias depois a máquina, que estava em Praia Grande, chegava à Serra Velha em Timbé para iniciar os trabalhos de retificação da estrada que leva até a localidade. Tem horas que ações claras e bem definidas representam melhor a necessidade de quem precisa,e quase sempre, com urgência.

Embate - Ontem, hoje e amanhã ocorrem as audiências para encaminhamento do processo de reconhecimento da região como território rural pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário.Serão realizadas três reuniões em pólos do Vale, que centralizarão os demais municípios.

Ontem o encontro ocorreu no Centro de Treinamento da Epagri (Cetrar), em Araranguá. Nessa terça-feira o encaminhamento será em Turvo, na Sede Social da Cersul.E na quarta-feira, dia18 a reunião será no Salão de Atos da Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul.

Mota solicita ambulâncias para municípios do Sul - O deputado estadual Manoel Mota (PMDB) solicitou, na última sexta-feira, à diretora-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, a disponibilidade de três ambulâncias para municípios do extremo-Sul e uma para a região Carbonífera.

Para o Vale do Araranguá, os veículos foram reivindicados para Praia Grande, Turvo e Balneário Gaivota. Já para a região da Amrec, o pedido foi feito para o município de Treviso. Os convênios serão firmados entre o Governo do Estado e as prefeituras, com o intermédio da Secretaria Regional. “Os municípios necessitam destas ambulâncias e a Secretária Carmen foi muito solidária ao nosso pedido”, avaliou o deputado.

Lucros - A indústria de fertilizantes espera vendas maiores em 2009. Depois de uma queda de 9% no uso dos insumos no ano passado – de 24,6 milhões de toneladas em 2007 para 22,4 milhões em 2008 – o setor projeta recuperação. A tendência de alta nos preços das commodities e a redução do valor dos fertilizantes são os principais estímulos.

A crise financeira obrigou o agricultor brasileiro a utilizar menos tecnologia no campo. Também caíram as importações, que passaram de 17,5 milhões de toneladas para 15,3 milhões.

Nenhum comentário: