quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009


Lugar comum - A prefeitura de Morro Grande, procurando fugir do borburinho formado em torno do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que acabou quarta-feira, dia 11, em Brasília, está trabalhando para agendar, através do Deputado Federal peemedebista Acélio Casagrande, uma série de visitas à Capital Federal.

“O Deputado Acélio vai ver onde é possível arrancar alguma coisa, aí vamos fazer os projetos, coloca-los embaixo do braço e ir lá com hora agendada.”, adianta para o blog um interlocutor da administração municipal morrograndense.

Para marcar a viagem de trabalho ao Planalto Central, o poder executivo da cidade está apenas aguardando o retorno do deputado que á 15 dias atrás esteve em Morro Grande e periodicamente mantém contato telefônico com o Paço Municipal. O embarque pode acontecer já no próximo mês de abril.

“Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas
Senhor (a) Prefeito (a),
Agora eleito, sabemos que muito há por fazer para colocar em prática seus projetos e propósitos para o desenvolvimento do seu município. O Brasil vive um momento especial, de grandes transformações econômicas e sociais, com muitas oportunidades. O Governo Federal oferece uma contribuição para apoiar a sua gestão e o fortalecimento institucional do seu município, colaborando assim, para a melhoria dos serviços e políticas públicas que asseguram os direitos de cidadania.”


Diz exatamente assim o primeiro parágrafo do convite assinado pela Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, enviado á todos os prefeitos e prefeitas do país, para que estes e estas fizessem parte do evento que encerrou na última quarta-feira.

Investimento contrário - O governo federal discute financiar exportações de países vizinhos para estimular o comércio na região. A medida foi discutida ontem, dia 12, em Brasília com o ministro de Relações Exteriores do Uruguai.

O chanceler uruguaio se encontrou com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para pedir a ampliação do fornecimento de luz de 300 para 500 megawats. O Uruguai enfrenta uma das piores secas da história, o que prejudicou seu abastecimento de energia.

Ecologia - A rede Pão de Açúcar passou a adotar, este mês, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas em todas as suas lojas pelo Brasil. Com o programa, é esperada a redução do volume de sacolinhas usadas pelos consumidores da rede, uma vez que estas embalagens estarão mais resistentes e agüentarão uma quantidade maior de produtos em cada uma delas. Somente no primeiro mês de teste piloto do programa, realizado em 2008, o Pão de Açúcar já detectou uma redução de 20% na quantidade de sacolas usadas.

Um projeto semelhante está sendo desenvolvido por sete supermercados de Turvo, onde o objetivo também é amenizar o impacto ambiental provocado pelo uso excessivo de sacolas plásticas, entregues aos montes aos clientes desse tipo de comércio. No caso turvense, o sucesso pretendido está sendo alcançado.

Nenhum comentário: