terça-feira, 9 de junho de 2009


Recuperação - O DEM de Turvo, que participou recentemente do encontro do partido que aconteceu em São Ludgero, terá nos próximos dias mais uma reunião de trabalho. Á dez dias atrás a diretoria da sigla turvense recebeu a visita do Secretário de Administração do estado, José Ney Ascari para uma primeira conversa, ele que já e candidato a deputado estadual pelos democratas.

Na cidade, o DEM está com o seu diretório formado, como também a sua própria executiva. Depois de uma derrota, como no ano passado, quando formou aliança com o PP, os filiados do partido reduziram nos últimos meses as ações, e passam por um momento de avaliação dos erros e os acertos da eleição de 2008. Hoje o presidente do partido em Turvo é o ex-vereador João batista da Silva Machado.

Saiu na grande mídia – O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), vai se licenciar logo no início de 2010 para que seu vice, Leonel Pavan (PSDB), assuma e tenha um tempo maior de exposição, informa a coluna "Painel" da Folha de São Paulo, editado por Renata Lo Prete.

Se o tucano decolar nas pesquisas, deve ser candidato com o apoio do PMDB e do DEM. Do contrário, os três partidos buscarão alternativa.

Rolo compressor - Diante do impasse entre PT e PMDB para definir os nomes que vão ocupar a presidência e a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu tomar parte nas negociações. Lula irá discutir o assunto com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e com os líderes do PT e do PMDB na Casa, Aloizio Mercadante (SP) e Renan Calheiros (AL), respectivamente. Segundo o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, a intenção de Lula é "assuntar sobre a montagem da relatoria e da presidência". Questionado se não é preocupante o presidente Lula ter que chamar para si a responsabilidade de intervir em uma negociação que deveria ser resolvida entre os dois partidos da base aliada, e se essa não seria uma forma de pôr panos quentes no impasse, Múcio negou.

Fazendo uma simples comparação, nada científica, basta lembrar que, nos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), 32 CPI's foram instaladas e entraram em funcionamento, 23 delas na Câmara, seis no Senado e três mistas, com deputados e senadores. Somente numa ocasião um membro de partido de oposição foi alçado a uma vaga de direção - presidência ou relatoria. Aldo Rebelo (PC do B-SP) foi eleito presidente da CPI da Nike em 2001.

Nenhum comentário: