domingo, 7 de junho de 2009

Movimentação peemedebista no Sul – Já em clima de corrida eleitoral pelo Palácio da Agronômica no pleito de 2010, o PMDB catarinense realizou no último sábado, em Içara, a Capital do Mel, seu 26º Encontro Regional. Por se realizar na base eleitoral do ex-governador Eduardo Pinho Moreira, era tido como o mais importante no roteiro organizado pela sigla. Para valorizar o partido na região, os líderes do Sul procuram inflar a pré-candidatura de Moreira para ocupar espaço e neutralizar os outros dois concorrentes dentro da aliança, os tucanos de Leonel Pavan, e os democratas do lageano Raimundo Colombo.

Resumo - O encontro regional tinha por objetivo ressaltar a liderança do ex-governador Eduardo Moreira, em seu próprio território eleitoral. Mas o termômetro acabou ajudando também o prefeito florianopolitano, Dário Berger. Os dois foram efusivamente aplaudidos e já estão devidamente lançados como pré-candidatos ao governo para o ano que vem.O ex-governador, e hoje presidente da Eletrosul, entre os oradores, era o mais inflamado. Ele defendeu candidatura própria no próximo ano. Luiz Henrique, mais politicamente correto, apenas reiterou apelos em torno da tríplice aliança.

Sem inflação? - Agora é a vez da carne chegar um pouco mais salgada na mesa do consumidor brasileiro. No mês passado, o produto teve uma alta de 3,3% e deve continuar subindo. Previsão de especialistas aponta que até o final de 2009 a carne deve ter seu preço elevado em mais de 15%. Os números podem parecer singelos, mas o ítem é o que mais pesa entre os produtos da cesta básica do brasileiro e qualquer elevação tem reflexo imediato.

A culpa pelos aumentos, segundo a ACATS, Associação Catarinense de Supermercados, é a falta de oferta de bovinos para o abate. Para quem não pretende, ou o orçamento familiar, não permite, o jeito é buscar cortes menos nobres, correr em busca de promoções ou deixar a carne vermelha de lado e apostar no frango.

Atenção pequeno agricultor – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na semana passada, o Projeto de Lei 4833/09, do deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), que permite ao arrendatário rural manifestar sua desistência em relação à continuidade do contrato de arrendamento por meio de simples declaração em cartório de registro de títulos e documentos.

Segundo o autor, o projeto busca apenas "corrigir uma falha" da lei vigente (4.504/64), para deixar claro que é o arrendatário, e não o arrendador, quem deve manifestar ou não desistência sobre a continuidade do arrendamento. O relator, deputado Jairo Ataíde (DEM-MG), recomendou a aprovação do projeto.

Nenhum comentário: