domingo, 28 de junho de 2009


ADI/SC - Para os desavisados ou incrédulos de plantão que pudessem questionar-se sobre a amplitude e representatividade da Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina, o evento realizado entre a última sexta-feira, dia 26, e hoje, soou como uma forte resposta afirmativa do crescimento e consolidação da instituição.

Seu presidente, o empresário criciumense Ámer Feliz Ribeiro, é exemplo de obstinação à frente do órgão que congrega 25 veículos de comunicação de todas as regiões do estado. Da mesma forma que conduz seu periódico da AMREC, também acredita na idéia da informação regionalizada, bandeira maior da ADI/SC.

A associação, por sua vez, é seguida em sua política de aproximação com os leitores (mesmo os mais distantes) pelo próprio poder público, também representado em Florianópolis. Hoje, ao contrário do praticado até pouco tempo atrás, os governos federal e estadual divulgam corretamente suas ações para os veículos que realmente falam a linguagem de sua gente.

Nova reitoria toma posse - O professor doutor Gildo Volpato, e o vice-reitor, professor doutor Márcio Fiori, tomam posse na próxima quarta-feira, às 19h30, no Teatro Elias Angeloni, à frente da Universidade do Extremo-Sul Catarinense (UNESC). Volpato e Fiori foram eleitos no dia 3 de junho com 68,63% dos votos, contra 31,37% da chapa 2, dos professores Carlos Magno Spricigo Venério e Edson Rodrigues.

Eles vão cumprir mandato de quatro anos, à frente de uma estrutura que conta com quase 11 mil alunos (graduação, pós-graduação, extensão e Colégio de Aplicação), mais de 1.300 colaboradores, entre professores e funcionários da Unesc e do Hospital Regional de Araranguá, que a Unesc administra desde 1995.

Decisão do STF não afeta cursos de Jornalismo - Em entrevista à Rádio do Moreno, o ministro da Educação, Fernando Haddad, garantiu que a decisão do Supremo Tribunal Federal, que derrubou a obrigatoriedade do diploma, não afeta a qualidade dos cursos de Jornalismo. Segundo ele, é a obrigatoriedade do diploma que torna o curso melhor ou pior, nem a obrigatoriedade do diploma faz com que o exercício profissional seja de um ou de outro jeito.


O ministro lembrou ainda que, apesar da decisão do STF, a comissão que foi criada para reformular as diretrizes curriculares do curso de Jornalismo continua em funcionamento e deve, em breve, concluir os seus trabalhos.


Investimento na política - Análise a partir de balanços financeiros de partidos apontam que houve aumento das doações após a chegada do PT à Presidência. Em 2008 as siglas PT e PSDB receberam juntas de empresários R$ 130 milhões, o equivalente a 65% do montante destinado aos dois partidos, segundo revelou reportagem publicada na edição de hoje do jornal Folha de São Paulo. A conclusão é que os empresários se converteram na principal fonte de caixa dos partidos. A percepção, segundo revela o texto, é a de que o poder atrai recursos de empreiteiros que mantêm contratos públicos.

Nenhum comentário: