terça-feira, 30 de junho de 2009

Mudança de domicílio - O coordenador estadual do Sine de Santa Catarina Rodrigo Minotto mudou na última segunda-feira, dia 29, seu domicílio eleitoral para a cidade de Criciúma. Natural de Forquilhinha, o líder regional do PDT deixou o endereço eleitoral em sua cidade para se preparar para as eleições do ano que vem e a partir de agora já é eleitor de Criciúma. Mesmo não confirmando, Minotto está entre os líderes de sua sigla, como favorito para concorrer a uma vaga ao legislativo.

"Mudei, mas isso não significa que serei candidato a deputado estadual. Temos no partido outros candidatos e respeito os meus colegas. Ainda vamos discutir muito este assunto até que o nome do PDT seja definido", disse. Rodrigo é o braço direito do presidente estadual do partido Manoel Dias.

Atenção empresários
- A Comissão Especial da Jornada Máxima de Trabalho, que analisa a redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas semanais, aprovou hoje à tarde, por unanimidade, o relatório favorável apresentado pelo deputado Vicentinho (PT-SP) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95.A proposta, em tramitação há 14 anos no Congresso Nacional, também aumenta o valor da hora extra de 50% do valor normal para 75%. A expectativa é que a PEC seja votada pelo Plenário no início de agosto, segundo o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), que preside a Força Sindical.

Apenas uma sugestão
- O DEM decidiu propor que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), se licencie do cargo enquanto durar a investigação que está sendo feita na Casa, com acompanhamento do Ministério Público (MP) e do Tribunal de Contas da União (TCU). O partido considerou que o afastamento vai garantir à opinião pública a isenção e a credibilidade do Senado.

A decisão foi tomada hoje em reunião da bancada na Casa, que teve a presença do presidente do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ). O líder da bancada, senador Agripino Maia (RN), afirmou que a decisão foi consensual e que após as investigações, se for constatada a inocência de Sarney, ele poderá voltar ao cargo, sem problemas.

Crédito Fundiário - O 1º Encontro Regional Sul do Projeto de Capacitação sobre Reforma Agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) será realizado entre os dias 01º e 02 de julho, em Florianópolis (SC). Uma das finalidades do evento é analisar o Programa no âmbito da conjuntura agrária regional, avaliar sua execução e o trabalho de mobilização social e planejar as próximas ações.

O encontro organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) será fundamental para a organização das ações do PNCF, que conta com um arranjo descentralizado de decisões. O Programa beneficia mais de 20 mil famílias na Região Sul nas duas linhas de crédito: Consolidação da Agricultura Familiar e Combate à Pobreza Rural. No total foram investidos desde 2003 mais de R$ 700 milhões na região.

domingo, 28 de junho de 2009


ADI/SC - Para os desavisados ou incrédulos de plantão que pudessem questionar-se sobre a amplitude e representatividade da Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina, o evento realizado entre a última sexta-feira, dia 26, e hoje, soou como uma forte resposta afirmativa do crescimento e consolidação da instituição.

Seu presidente, o empresário criciumense Ámer Feliz Ribeiro, é exemplo de obstinação à frente do órgão que congrega 25 veículos de comunicação de todas as regiões do estado. Da mesma forma que conduz seu periódico da AMREC, também acredita na idéia da informação regionalizada, bandeira maior da ADI/SC.

A associação, por sua vez, é seguida em sua política de aproximação com os leitores (mesmo os mais distantes) pelo próprio poder público, também representado em Florianópolis. Hoje, ao contrário do praticado até pouco tempo atrás, os governos federal e estadual divulgam corretamente suas ações para os veículos que realmente falam a linguagem de sua gente.

Nova reitoria toma posse - O professor doutor Gildo Volpato, e o vice-reitor, professor doutor Márcio Fiori, tomam posse na próxima quarta-feira, às 19h30, no Teatro Elias Angeloni, à frente da Universidade do Extremo-Sul Catarinense (UNESC). Volpato e Fiori foram eleitos no dia 3 de junho com 68,63% dos votos, contra 31,37% da chapa 2, dos professores Carlos Magno Spricigo Venério e Edson Rodrigues.

Eles vão cumprir mandato de quatro anos, à frente de uma estrutura que conta com quase 11 mil alunos (graduação, pós-graduação, extensão e Colégio de Aplicação), mais de 1.300 colaboradores, entre professores e funcionários da Unesc e do Hospital Regional de Araranguá, que a Unesc administra desde 1995.

Decisão do STF não afeta cursos de Jornalismo - Em entrevista à Rádio do Moreno, o ministro da Educação, Fernando Haddad, garantiu que a decisão do Supremo Tribunal Federal, que derrubou a obrigatoriedade do diploma, não afeta a qualidade dos cursos de Jornalismo. Segundo ele, é a obrigatoriedade do diploma que torna o curso melhor ou pior, nem a obrigatoriedade do diploma faz com que o exercício profissional seja de um ou de outro jeito.


O ministro lembrou ainda que, apesar da decisão do STF, a comissão que foi criada para reformular as diretrizes curriculares do curso de Jornalismo continua em funcionamento e deve, em breve, concluir os seus trabalhos.


Investimento na política - Análise a partir de balanços financeiros de partidos apontam que houve aumento das doações após a chegada do PT à Presidência. Em 2008 as siglas PT e PSDB receberam juntas de empresários R$ 130 milhões, o equivalente a 65% do montante destinado aos dois partidos, segundo revelou reportagem publicada na edição de hoje do jornal Folha de São Paulo. A conclusão é que os empresários se converteram na principal fonte de caixa dos partidos. A percepção, segundo revela o texto, é a de que o poder atrai recursos de empreiteiros que mantêm contratos públicos.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Alteração - Antes do recesso de um mês, pois os trabalhos só retornam no dia cinco de agosto, foi discutida na sessão de ontem da Câmara de Vereadores de Morro Grande a alteração no dia e horário dos encontros semanais dos legisladores municipais.

Atualmente, eles acontecem às quartas-feiras, a partir das 18 horas. A proposta mais forte, é de que seja transferida a reunião para o início da semana, como acontece em Turvo e Timbé do Sul, por exemplo. Porém, certamente a decisão será comunicada com antecedência para a população da cidade.

Mais uma - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou ontem que a comissão de sindicância interna investigue duas contas paralelas da Casa. A existência das contas foi descoberta pelo presidente da CFT (Comissão de Fiscalização e Controle) do Senado, Renato Casagrande (PSB-ES).

Segundo ele, as duas contas paralelas do Senado não integram a chamada conta única do Tesouro Nacional, obrigatória na administração pública federal. As duas contas teriam o objetivo, segundo o senador, de movimentar recursos de fundos vinculados à instituição. Ainda bem que o caudilho Maranhense não usou a conhecida expressão “...eu não sabia.”.

Curso vai capacitar cadastradores de bacias hidrográficas - O projeto Piava Sul e os comitês das bacias dos rios Araranguá e Urussanga promovem, na próxima terça-feira (30/6), na Unesc, o curso de cadastramento de usuários de águas. O evento será realizado das 8 horas às 17 horas, na sala 15 do bloco XXI-C, sendo voltado para os cadastradores dos setores de abastecimento público, industrial, mineração e rural das duas bacias.

O ministrante será o engenheiro florestal Odirlei Fistarol, integrante do projeto Piava, de Blumenau, que abarca a iniciativa do Piava Sul, voltado à capacitação de gestores dos recursos hídricos. A iniciativa vem ao encontro da Politica Nacional de Recursos Hídricos, que determina que o uso da água deve ser autorizado pelo poder público.

101 – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o consórcio Blokos-Araguaia - Emparsanco, responsável pelo lote 25 da duplicação da rodovia, anunciaram ontem que as obras de duplicação da BR 101 sul, no trecho entre Laguna e Capivari de Baixo, estão retomadas. No trevo de Capivari de Baixo, os trabalhos de drenagens estão sendo finalizados. O consórcio está deslocando equipamentos e máquinas para o trecho e até o final do mês, as obras estarão em ritmo normal.

Em alguns trechos está sendo terminado a terraplenagem. Mais de 70 trabalhadores estão envolvidos as obras do lote 25. As placas de sinalização no trevo de acesso a Laguna serão recolocadas assim que terminarem os serviços de recapeamento asfáltico próximos ao local. A obra terminará na próxima semana, afirmou a supervisão do DNIT em Tubarão. As placas foram retiradas pela Polícia Rodoviária Federal para que o tráfego fosse desviado para o acostamento, durante os serviços de recapeamento.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Mudança - Aconteceu na noite da segunda-feira, dia 22, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Meleiro. Segundo informação da própria casa, a alteração deveu-se através de pedido do próprio poder executivo municipal, para que, em regime de urgência, fosse apreciado documento encaminhado pela prefeitura. Na próxima terça-feira, dia 30, tudo voltará ao normal, com os trabalhos iniciando às 19 horas na Rua Manoel Nunes Cardiga.

Saúde
– A meta da Secretaria da Saúde de Morro Grande, em 2009, é vacinar contra a poliomielite, até 26 de junho, 167 de suas crianças. Assim, o objetivo é vacinar 100% dos meninos e meninas de zero á cinco anos de idade. Para tanto, toda equipe da Saúde da Prefeitura Municipal está envolvida na campanha. Não esquecer de levar o cartão de vacinação dos filhos, é dever dos pais e responsáveis.

Participação da construção democrática - O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, através de sua assessoria de imprensa, está convidando a sociedade brasileira para a discussão da reforma política nacional. De acordo com o órgão, as propostas em discussão no Congresso Nacional que farão parte da reforma política, atingirão a todos indistintamente, na medida em que suas consequências se farão sentir em todas as setores do país. Preocupados em tornar ainda mais ampla o debate em torno do tema, é que os dirigentes das escolas Judiciária Eleitoral e do Legislativo propuseram o ciclo de palestras A Reforma Política - Propostas em discussão no Congresso Nacional, que acontece no próximo dia 26 de junho.

Entre os assuntos abordados no evento destacam-se o financiamento público das campanhas, as listas fechadas, a fidelidade partidária e como a vida pregressa do político pode ser causa de inelegibilidade, entre outras.

Crise – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje uma reforma política para acabar com a corrupção. Segundo ele, vai ser difícil acabar com os escândalos se não houver mudança na estrutura partidária atual. "Temos dito que se não houver reforma política, se a estrutura partidária continuar como está, será difícil evitar que essas coisas aconteçam", disse ele.

Paralisação – Os avicultores dos municípios do sul de Santa Catarina, inclusive do Vale do Araranguá, ameaçam suspender a venda de frango para os abatedores nas próximas semanas. Eles reclamam do preço pago pelas empresas e falta de segurança nos contratos já firmados.

Segundo o representante do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação da região, Célio Elias, as empresas exigem investimentos na modernização dos aviários mas não garantem a continuidade dos contratos. A categoria quer que as exigências sejam condicionadas à manutenção dos negócios. Outra reivindicação é o reajuste no preço pago pelo quilo do frango, atualmente de R$ 0,11. Os avicultores querem que o valor atinja os R$ 0,19.

domingo, 21 de junho de 2009

Poço sem fundo - O Senado já descobriu por conta própria irregularidades em todos os 16 contratos para o fornecimento de mão de obra analisados por uma comissão de servidores, foi o que revelou reportagem de Alan Grip, publicada na edição de hoje do jornal paulistano Folha de São Paulo. Segundo o texto, foram detectados casos de nepotismo, pagamentos por serviços nunca prestados e perpetuação de empresas por aditivos da era Agaciel Maia, ex-diretor-geral do Senado, afastado depois que se descobriu que ele não declarou a posse de uma mansão de R$ 5 milhões.

A reportagem informa ainda que o Senado possui 3.516 funcionários terceirizados --montante superior ao de pessoal de carreira, estimados em 2.500. Hoje, o Senado possui contratos de prestação de mão de obra com 34 fornecedores, ao custo anual de R$ 155 milhões. Nenhuma das prestadoras foi escolhida por pregão eletrônico, a modalidade mais eficaz contra fraudes.

Origem - O tamanho e as dimensões da crise, é sem precedentes na história do Senado Federal. Não se compara, por exemplo, aos lendários senadores biônicos que eram eleitos indiretamente, por um colégio eleitoral, de acordo com a Emenda Constitucional nº 8, de 14 de abril de 1977, o chamado Pacote de Abril. Naquela oportunidade foi instituída também a eleição indireta para governadores e seus vices, editada pelo então Presidente da República Ernesto Geisel. O problema agora supera a barreira das manobras constitucionais, realizadas por aqueles que almejam permanecer no poder.

Como diz a expressão popular, agora o buraco é mais embaixo, e a explicação até pode ser simples. Ora, se por um lado a liberdade de imprensa é maior no período em que vivemos, e a população esclarecida (ainda que em números tímidos) não permite mandos e desmandos dos velhos coronéis, de outro os descendentes diretos desses, encontram meios de perpetuarem-se na órbita matreira dos centros do poder, seja em uma simples câmara de vereador ou no Planalto Central.

Tudo tem seu preço - A forma encontrada para as conquistas eleitorais e nomeações secretas tem bases tão antigas quanto a pretensa democracia brasileira, essa que existe para muitos só nos livros didáticos. Vem de tempos até mais remotos, quando o rei cortejado por seus bobos da corte e feiticeiros (ainda não existiam os burocratas), permitia-lhes uma vida tranqüila e sem percalços nas imediações ou mesmo no interior no palácio real. Porém, naquela época, o poder monarca era “emanado de Deus” e seu representante entre os homens fazia-se ser temido por sua força ou sabedoria.

Pelo que vemos, os tempos mudaram, e hoje a mesma relação imperador-poder-súditos ainda existe, graças, bem verdade, à parcimônia da grande maioria da população. Uma ressalva, nesse caso é necessária. Em algumas centenas de oportunidades, os explorados reagiram organizadamente de tamanha forma que obtiveram êxito ao derrubar reis e rainhas. Estes últimos, nada nobres, por mais que seu dinheiro roubado, até os dias de hoje, continue à comprar homens. Também, nada homens.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Parado - O governo catarinense decidiu adiar até o final deste mês o envio do plano de carreira da Polícia Civil à Assembleia Legislativa. O recuo faz parte de estratégia para atender a todos os servidores da segurança pública em um novo projeto e não gerar crise entre a categoria. A proposta da Polícia Civil era esperada ainda na terça-feira pelos deputados, mas um grupo de parlamentares exigiu do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) a promessa de contemplar também o possível reajuste aos demais servidores, principalmente os integrantes da Polícia Militar.

Nada melhor que uma crise de ética
- O Plenário do Senado aprovou, na noite da terça-feira, dia 16, a Medida Provisória 459, que cria o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, que visa atender famílias com renda de até dez salários mínimos.

O texto, aprovado anteriormente pela Câmara dos Deputados, não recebeu emendas e segue para sanção presidencial. Lembrando que é a primeira vez na história que, especificamente, este setor da sociedade, será atendido por um programa habitacional. Antes era mais fácil conseguir empréstimo para construir um armazém.

Duplicação - A BR-101 Sul será interditada hoje, dia 18, no km 250,6 das 12 às 14 horas, em Paulo Lopes, próximo à ponte sobre o Rio Paulo Lopes e posto de combustíveis Sorocaba. O bloqueio de pista é necessário para a detonação de rochas em continuidade das obras de duplicação. A Polícia Rodoviária Federal fará o monitoramento do tráfego. Em caso de mau tempo, o serviço será cancelado.

A detonação acontece no lote de obras de pista 23 (Ivaí Engenharia) e 32 de obras-de-arte (CGR/Stein), no qual estão liberados sete quilômetros de pista duplicada. Nesse lote de 26,7 quilômetros estão em construção oito passagens inferiores; um túnel (Morro do Agudo) já com 740 perfurados dos 950 metros de extensão, e oito novas pontes.

Números - Segundo a assessoria de imprensa do DNIT, a duplicação em Santa Catarina, dos 248,5 quilômetros de pavimentação, onde são divididos em nove lotes de pista e cinco de obras-de-arte (pontes e viadutos), de pista duplicada liberada, já são 110 quilômetros, á um custo de R$ 1,4 bilhão. Do valor total do investimento, R$ 910 milhões foram faturados, ou seja, pagos á empresas executoras.

Poupança - Menos de um mês após o governo propor novas regras na poupança para impedir a migração de recursos dos fundos de investimento, triplicou a captação diária média de recursos da caderneta. Nos primeiros sete dias úteis de junho, a poupança somou R$ 2,018 bilhões (média diária de R$ 288,4 milhões) em novos depósitos, já descontados os saques, segundo o Banco Central.

O boom nas aplicações na poupança ocorre no momento em que a maioria dos fundos de investimento DI (que seguem a Selic, hoje em 9,25%) já perde em rendimento para a poupança. Só os fundos que cobram taxas de administração inferiores a 1,25% conseguem ser competitivos em relação à caderneta.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Serafim toma posse na Assembleia - O Deputado José Paulo Serafim foi empossado ontem na Assembléia Legislativa catarinense, assumindo a vaga deixada pelo Deputado Padre Pedro Baldissera. Após fazer o juramento oficial no plenário da ALESC e receber os cumprimentos dos Deputados, Serafim realizou um ato simbólico com os movimentos sociais, sindicais e comunitários no plenarinho da Assembleia, reunindo mais de 200 pessoas. “Quem assume a cadeira de Deputado hoje são os trabalhadores.

Os movimentos sociais, os sindicatos e as comunidades estão sendo empossados neste ato, representados por mim. Juntos vamos retomar alguns projetos que apresentei enquanto era Deputado e foram esquecidos” afirmou Serafim. Prefeitos, vereadores e lideranças estaduais do PT de Santa Catarina estiveram presentes na posse do Deputado. Para a presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Luci Choinacki, Serafim volta ao lugar de onde não deveria ter saído.

Acelerando - No clima festivo, com as posses de José Paulo Serafim (PT) e Ângela Albino (PC do B), a Assembleia também avançou na véspera do feriadão, com a aprovação das cinco medidas provisórias que o governo havia encaminhado ao parlamento no mês passado, que tinham prazo de vigência até dia 21.

Reflexos do encontro de Içara? – Abaixo o leitor por conferir, na íntegra, a nota emitida pelos dirigentes da tríplice aliança, concluída a reunião com o governador Luiz Henrique na última quarta-feira:

Ao povo catarinense,
Reunidos nesta data, o governador Luiz Henrique, o vice-governador e presidente do PSDB, Leonel Pavan; os presidentes do PMDB e Democrata, ex-governador Eduardo Pinho Moreira e o senador Raimundo Colombo; o ex-senador Jorge Konder Bornhausen; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorginho Mello; e o doutor Dalírio Beber, manifestaram unanimemente a seguinte posição:
1 – Priorizar a polialiança, procurando alicerçar em torno da mesma, com os demais partidos que integram a base do Governo, uma chapa única nas eleições de 2010;
2 – Buscar o consenso em torno das candidaturas majoritárias ao Governo do Estado e Senado Federal, sem nenhuma restrição a nenhum dos candidatos que vem sendo cogitado pelos partidos da polialiança;
3 – Trabalhar para a construção de um critério que permita o consenso em torno dos nomes que representarão a polialiança nas candidaturas a governador, vice-governador, senadores e suplentes.
Florianópolis, 10 de junho de 2009

Juros caindo - O corte de um ponto percentual na taxa básica de juros surpreendeu. Com juro anual de 9,25%, os poupadores que têm dinheiro nos fundos de renda fixa vão procurar seus bancos para avaliar se está na hora de mudar para a Caderneta de Poupança. Os fundos de pensão também vão reavaliar suas aplicações.

terça-feira, 9 de junho de 2009


Um passo importante à frente - A construção efetiva da torre de telefonia celular em Timbé do Sul, deve-se e muito à administração de Nailor Biava, em especial de seu Secretário de Educação Valmor Arcaro, proprietário à mais de 05 anos do terreno onde a estrutura foi içada na manhã de ontem, e que em sucessivas oportunidades buscou os caminhos corretos para a mais nova conquista timbeense.

Pessoas como os vereadores Marlon Panatta e Ademar Pedroso Vieira, que na companhia do presidente do poder legislativo de Timbé do Sul, Valdir Savi Sobrinho, o Tio Quira, que trouxeram em mãos de Florianópolis a Licença Ambiental Prévia para a construção, 30 dias atrás também merecem ser lembradas.

Para quem observa de fora, e lê essas linhas em municípios maiores como Sombrio e Araranguá, não imagina o quanto uma simples melhoria de vida para a população, como esta, às vezes (como foi o caso timbeense), demora tanto á chegar. O empenho de tantas pessoas merece o registro e serve como exemplo de objetivo alcançado.

Dinheiro na praça – Segundo o gerente da Caixa Econômica Federal de Turvo, Gilbert Melo Schimidth, com a liberação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o famoso FGTS, para boa parte da população da cidade, atingida pelas cheias dos dias 02 e 03 de janeiro deste ano, quem tem de ser ágil é a Câmara de Dirigentes Lojistas local.

Com a liberação, serão nada menos que R$ 5 milhões injetados diretamente no bolso de muitos turvenses. Estes por sua vez, de posse do dinheiro, terão poder de barganha e evidentemente, poderão escolher em que comércio comprar.

Como fazer - Já para as pessoas interessadas na possibilidade de sacar a quantia que lhes cabe, o Pólo da UFSC, no horário das 13 às 17 horas de segunda à sexta-feira, já a partir da próxima semana, será o local onde encontrarão maiores informações.

“Chegamos á esse momento, graças ao trabalho das pessoas que atravessaram o primeiro domingo de 2009 e sua madrugada, para no dia seguinte encaminharem a documentação exigida pela Defesa Civil nesses casos. Por esse empenho e rapidez profissional do grupo de trabalho responsável pela elaboração dos dados sobre a enchente, em todo o estado de Santa Catarina, somente os atingidos de Turvo, Siderópolis e Ermo, estão recebendo a alternativa de saque de seu FGTS.”, colocou na sessão da Câmara de Vereadores de Turvo de ontem, o presidente Jair Toreti.

Mais um - A partir de amanhã o Sul de Santa Catarina vai ganhar mais representatividade na ALESC. Isso porque devido a um pedido de licença feito pelo Deputado Padre Pedro Baldissera, do Oeste catarinense, o presidente do PT de Criciúma, José Paulo Serafim, assume a cadeira de deputado estadual por dois meses.

Recuperação - O DEM de Turvo, que participou recentemente do encontro do partido que aconteceu em São Ludgero, terá nos próximos dias mais uma reunião de trabalho. Á dez dias atrás a diretoria da sigla turvense recebeu a visita do Secretário de Administração do estado, José Ney Ascari para uma primeira conversa, ele que já e candidato a deputado estadual pelos democratas.

Na cidade, o DEM está com o seu diretório formado, como também a sua própria executiva. Depois de uma derrota, como no ano passado, quando formou aliança com o PP, os filiados do partido reduziram nos últimos meses as ações, e passam por um momento de avaliação dos erros e os acertos da eleição de 2008. Hoje o presidente do partido em Turvo é o ex-vereador João batista da Silva Machado.

Saiu na grande mídia – O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), vai se licenciar logo no início de 2010 para que seu vice, Leonel Pavan (PSDB), assuma e tenha um tempo maior de exposição, informa a coluna "Painel" da Folha de São Paulo, editado por Renata Lo Prete.

Se o tucano decolar nas pesquisas, deve ser candidato com o apoio do PMDB e do DEM. Do contrário, os três partidos buscarão alternativa.

Rolo compressor - Diante do impasse entre PT e PMDB para definir os nomes que vão ocupar a presidência e a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu tomar parte nas negociações. Lula irá discutir o assunto com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e com os líderes do PT e do PMDB na Casa, Aloizio Mercadante (SP) e Renan Calheiros (AL), respectivamente. Segundo o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, a intenção de Lula é "assuntar sobre a montagem da relatoria e da presidência". Questionado se não é preocupante o presidente Lula ter que chamar para si a responsabilidade de intervir em uma negociação que deveria ser resolvida entre os dois partidos da base aliada, e se essa não seria uma forma de pôr panos quentes no impasse, Múcio negou.

Fazendo uma simples comparação, nada científica, basta lembrar que, nos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), 32 CPI's foram instaladas e entraram em funcionamento, 23 delas na Câmara, seis no Senado e três mistas, com deputados e senadores. Somente numa ocasião um membro de partido de oposição foi alçado a uma vaga de direção - presidência ou relatoria. Aldo Rebelo (PC do B-SP) foi eleito presidente da CPI da Nike em 2001.

domingo, 7 de junho de 2009

Movimentação peemedebista no Sul – Já em clima de corrida eleitoral pelo Palácio da Agronômica no pleito de 2010, o PMDB catarinense realizou no último sábado, em Içara, a Capital do Mel, seu 26º Encontro Regional. Por se realizar na base eleitoral do ex-governador Eduardo Pinho Moreira, era tido como o mais importante no roteiro organizado pela sigla. Para valorizar o partido na região, os líderes do Sul procuram inflar a pré-candidatura de Moreira para ocupar espaço e neutralizar os outros dois concorrentes dentro da aliança, os tucanos de Leonel Pavan, e os democratas do lageano Raimundo Colombo.

Resumo - O encontro regional tinha por objetivo ressaltar a liderança do ex-governador Eduardo Moreira, em seu próprio território eleitoral. Mas o termômetro acabou ajudando também o prefeito florianopolitano, Dário Berger. Os dois foram efusivamente aplaudidos e já estão devidamente lançados como pré-candidatos ao governo para o ano que vem.O ex-governador, e hoje presidente da Eletrosul, entre os oradores, era o mais inflamado. Ele defendeu candidatura própria no próximo ano. Luiz Henrique, mais politicamente correto, apenas reiterou apelos em torno da tríplice aliança.

Sem inflação? - Agora é a vez da carne chegar um pouco mais salgada na mesa do consumidor brasileiro. No mês passado, o produto teve uma alta de 3,3% e deve continuar subindo. Previsão de especialistas aponta que até o final de 2009 a carne deve ter seu preço elevado em mais de 15%. Os números podem parecer singelos, mas o ítem é o que mais pesa entre os produtos da cesta básica do brasileiro e qualquer elevação tem reflexo imediato.

A culpa pelos aumentos, segundo a ACATS, Associação Catarinense de Supermercados, é a falta de oferta de bovinos para o abate. Para quem não pretende, ou o orçamento familiar, não permite, o jeito é buscar cortes menos nobres, correr em busca de promoções ou deixar a carne vermelha de lado e apostar no frango.

Atenção pequeno agricultor – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na semana passada, o Projeto de Lei 4833/09, do deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), que permite ao arrendatário rural manifestar sua desistência em relação à continuidade do contrato de arrendamento por meio de simples declaração em cartório de registro de títulos e documentos.

Segundo o autor, o projeto busca apenas "corrigir uma falha" da lei vigente (4.504/64), para deixar claro que é o arrendatário, e não o arrendador, quem deve manifestar ou não desistência sobre a continuidade do arrendamento. O relator, deputado Jairo Ataíde (DEM-MG), recomendou a aprovação do projeto.

quarta-feira, 3 de junho de 2009



Dividindo espaço - Eduardo Moreira, que vem batendo na tecla de que Luiz Henrique “derrotou seus adversários quatro vezes numa única eleição (1º e 2º turno, julgamento no TRE e agora no TSE)”, tem procurado reforçar sua pré-candidatura, a partir da confirmação de LHS no governo.

Embora declare engajamento a Moreira, o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, também pegou carona com Luiz Henrique neste episódio da absolvição. Berger colou em LHS desde quinta-feira (dia do julgamento), só dando folga ao governador no domingo.

No sábado, o prefeito da Capital escalou-se na comitiva de Luiz Henrique, que entregou a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação da SC-484, que liga Paial a Chapecó.

Homenagem - Será inaugurado o novo Busto de Irineu Bornhausen no próximo dia 20, a partir das 10 horas, localizado no Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra. Responsável direto pela abertura definitiva da estrada da Serra do Rio do Rastro, a figura ímpar da história política estadual será merecidamente homenageado no ato.

O objeto repousará às margens da Rodovia SC 438, em seu Km 130. A organização do evento informa que, na impossibilidade de realizar o evento no local, devido as condições climáticas, o cerimonial será transferido para o Salão Araucária do Rio do Rastro Eco Resort. Hoje Rivaldo Antônio Macari (PMDB), é o atual prefeito de Bom Jardim da Serra.

Aproveitando – Com a notícia de que, pelo oitavo dia seguido, a taxa de câmbio encerrou o dia mais baixa, os comerciantes que buscam seus lucros em aquisições no Paraguai para revender por aqui os mesmos produtos, começam à procurar em maior número o país vizinho. Nas últimas operações de ontem, o dólar comercial foi negociado por R$ 1,924, em um declínio de 1,48% sobre a cotação da segunda-feira. Somente nesses oito dias, o preço da moeda americana desvalorizou 8,81%.

Fora - Integrantes da Comissão da Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados pediram a exoneração do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Numa sessão acalorada, houve ontem muita resistência da bancada do PT aos ataques da oposição, com os petistas tentando amenizar as declarações de Minc contra os produtores rurais.

Minc chamou os agricultores de "vigaristas" na semana passada. Os parlamentares também aprovaram por unanimidade a convocação de Minc para dar sua versão dos fatos, em um prazo de 30 dias.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Audiência Pública - Acontece na tarde da próxima quarta-feira, no prédio da Câmara de Vereadores de Morro Grande, á partir das 17 horas uma audiência pública que pretende repassar à população local, números referentes à administração municipal e suas ações.

Na pauta, a divulgação das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre do Exercício de 2009 da prefeitura local. A apresentação ficará por conta do secretário de Administração e Finanças, Júlio César de Oliveira, com os números repassados pelo controlador interno do município, Germano Milanez.

Números - A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) estreou o mês de junho com forte alta, num dia em que números positivos da economia americana reforçaram o bom humor dos investidores. O mercado continua comprando, sob a aposta de que a recuperação dos EUA começa já em 2010 e sem acusar maior impacto com a concordata da GM. Sinais positivos da China também ajudaram. Alguns analistas, no entanto, já manifestam reservas sobre esse otimismo. A taxa de câmbio retrai para R$ 1,95.

O termômetro da Bolsa, o Ibovespa, avançou hoje 2,42% no fechamento e atingiu os 54.486 pontos. Trata-se da primeira vez que a Bovespa encerra o dia no nível de 54 mil pontos desde 2 de setembro de 2008. O giro financeiro foi de R$ 5,98 bilhões. O dólar comercial foi vendido por R$ 1,953 em um decréscimo de 0,86%. A taxa de risco-país marca 270 pontos, número 8,78% abaixo da pontuação anterior.

Relação com a realidade e a verdade - Quem foi à Joinville, na 41ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, à essas alturas deve estar pensando no duelo de prognósticos entre Miriam Leitão (da Rede Globo) e o economista e administrador Stephen Kanitz.

Apresentadores de discursos totalmente contrários, enquanto Miriam Leitão seguia a linha editorial da empresa que trabalha (onde até os comediantes do meio dia do domingo, falam da crise), o professor, baseado em números, transmitia aos convencionais presentes informações mais animadoras das economias nacional e mundial. “Economistas não entendem mais nada de economia. Isso é sério, porque hoje, o economista neoclássico estuda taxa de câmbio, juro e macroeconômia. Hoje, infelizmente ou felizmente, o poder não é mais do governo, é das empresas”, sentenciou ele.

Porém, durante suas considerações, os dois deixaram transparecer à que vieram. A comentarista do Bom Dia Brasil e da Rádio CBN mencionava as iniciativas de F.H.C. e Kanitz, os feitos da equipe de Lula. Lá pelo final do ano veremos quem tem razão, se a defensora do professor da Sorbonne ou o propagador das ações econômicas tomadas pelo ex-metalúrgico, migrante do Nordeste brasileiro.