terça-feira, 31 de março de 2009

BR-285 – Esquecendo que amanhã é 1º de abril, vamos aos fatos. Dois técnicos do Ibama do Rio Grande do Sul iniciam nesta quarta-feira, a vistoria técnica da Serra da Rocinha, a BR 285, que liga as cidade de São José dos Ausentes (RS) e Timbé do Sul (SC). A confirmação foi dada ontem pelo deputado federal Jorge Boeira depois de reunião com diretores do Ibama, em Brasília, na semana passada.

Os trabalhos devem durar dois dias e segundo Boeira o trabalho dos técnicos e analistas do Ibama, neste primeiro momento, será vistoriar o trajeto de menos de 40 quilômetros e fazer um relatório técnico envolvendo as questões ambientais no local.

Deputado - “Este relatório vai conter as informações necessárias para que o DNIT inicie o processo de construção do Estudo de Impacto Ambiental, EIA/RIMA. É o primeiro passo. Esse estudo, o EIA/RIMA é primeiro estágio antes de se conseguir a licença ambiental para instalação da obra e logo em seguida a licença para operação. Após a conquista dessas duas licenças podemos dizer que efetivamente a obra inicia”, explicou ele.

Boeira disse ainda que os diretores da empresa responsável pelo projeto executivo da obra concluem, em 30 dias o projeto. “Já estivemos mais longe. Os primeiros passos começam a ser dados para essa reivindicação que é histórica na região”, finaliza.

Em Timbé do Sul – Conversando na tarde de hoje com quem esteve acompanhando desde Ermo, a carreata da Aciva, uma certeza podemos ter sobre o tema BR-285. Diferente da Barragem de Rio do Salto, onde estão envolvidos recursos estaduais, o caso da rodovia resolve-se com verba federal. Se fossem apenas deputados estaduais e federais que prometessem a pavimentação do trecho entre Timbé do Sul e São José dos Ausentes, até sua concretização seria vista com outros olhos.

Mas como disse o próprio secretário estadual de Planejamento Altair Guidi, quando de sua passagem por Timbé do Sul no último domingo “... Foi a Ideli quem prometeu e como foi ela, acho mesmo que a obra acontece.”, teria dito o criciumense. Pré-candidata ao governo do estado em 2010, a petista tem livre trânsito pelos corredores, salas e mesas de Brasília, onde realmente, o que é importante, é decidido.

Na 101 – A rodovia que é duplicada em ritmo lento, terá o tráfego interrompido na próxima quinta-feira, das 12 horas às 14 horas. O bloqueio de pista será no km 328,5, próximo à Usina Termelétrica Jorge Lacerda (Morro da Tractebel), em Capivari de Baixo/SC, para a detonação de rochas em continuidade às obras de duplicação.

Nenhum comentário: