segunda-feira, 23 de março de 2009

Mídia
Conversando semana passada com empresário do setor de confecção da região, sobre o mercado que sua empresa atinge hoje no estado e no país, foi fácil perceber a indignação do senhor. Sendo cliente de um grande grupo da mídia de Santa Catarina, que apresenta seu produto na televisão, ele lamenta apenas a forma com que a rede nacional da retransmissora catarinense apresenta as notícias aos brasileiros sobre a crise econômica mundial.

"Ganho mercado com a propaganda que faço no Estado, mas a mesma empresa, à nível nacional, fala á todo momento das dificuldades enfrentadas pelo brasileiro com a crise mundial. Isso assusta á todos. E olha que, de verdade, esse problema eu acho que está longe daqui.", fala o empresário.


Oficinas capacitam membros dos comitês Araranguá e Urussanga

Os primeiros passos para a construção dos planos de bacia dos rios Araranguá e Urussanga serão dados concretamente hoje, dia 24, quando terão início as oficinas “Nossas Águas”, visando fomentar a gestão de recursos hídricos nessas bacias. Elas promoverão a capacitação dos membros dos comitês das duas bacias, gestores públicos, técnicos e lideranças municipais.
As oficinas são uma das ações do Piava Sul, que contempla um dos objetivos do Projeto Piava, desenvolvido pelo Comitê do Itajaí e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Estendido à região Sul, o Projeto Piava quer desencadear a disposição coletiva para a implementação de uma política de proteção da água nas bacias do Araranguá e Urussanga, assim como motivou os diversos atores sociais do Vale do Itajaí a desenvolver ações de proteção dos recursos hídricos da região e a elaborar o plano da bacia hidrográfica do Itajaí.

Quanto à Bacia Hidrográfica do rio Araranguá, o evento acontecerá hoje na Sede Social da Cersul em Turvo, com o tema "A Política Nacional dos Recursos Hídricos". O último encontro do projeto deverá acontecer no dia 29 de abril de 2010 em Urussanga.


Dívidas com a União
O governo federal divulgou ontem as regras para o novo parcelamento de débitos dos municípios com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), incluído na medida provisória 457. A adesão deve ser feita até o dia 31 de maio.

Os municípios --incluindo suas autarquias e fundações-- poderão parcelar as dívidas junto à Secretaria da Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, relativos às contribuições sociais, com vencimento até 31 de janeiro deste ano. O valor da dívida que será renegociada pode chegar a R$ 14 bilhões, segundo estimativas da Receita. Hoje, a União já está em processo de cobrança judicial da dívida de 1.630 municípios, em um valor total de R$ 6,2 bilhões. Mas a expectativa é que as adesões superem esse valor.

Nenhum comentário: