terça-feira, 30 de dezembro de 2008


Ermo – A solenidade que marcará o ato de continuidade dos trabalhos de Marcos Leone Oliveira (DEM), o Marquinhos, seu vice, Edson Tadeu Gregorine (PSDB) e os nove vereadores eleitos em cinco de outubro está marcado para as 20 horas de quinta-feira.

O local escolhido é o Centro Administrativo Educacional Municipal.


Posse - Segundo a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva, a posse do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores daquele município acontecerá no Centro de Eventos Luiza Tomazzi Scaini anexo ao Hotel Scaini, no próximo dia 1º de janeiro, a partir das 20 horas. Logo após na Câmara Municipal de Vereadores, será firmada a nova mesa diretora da Câmara, com eleição de seus membros pelo "voto aberto".

Carne - A retração do mercado internacional da carne foi responsável por uma mudança nos frigoríficos do sul do país. Eles têm se abastecido com rebanhos do Uruguai, onde os preços estão menores que no Brasil. Nos últimos dois meses, mais de 50 mil cabeças de gado uruguaio entraram no Rio Grande do Sul para abate. O Sindicato da Indústria da Carne (Sicadergs) aponta uma série de vantagens para a mudança.

De acordo com matéria divulgada ontem pelo site de notícias da Rede Brasil Sul, a crise econômica mundial foi responsável por uma redução nos pedidos que eram feitos pelo exterior. Com o preço mais baixo, os uruguaios aumentaram os negócios com o Brasil.

Sendo assim, a possibilidade de termos por aqui em nossas mesas a tão apreciada (pelos gaúchos que tem esse privilégio) costela bovina uruguaia, tornou-se mais provável. Para quem aprecia a boa carne, e pode pagar um pouco mais pela iguaria, está aí uma bela pedida para os festejos de final de ano.

Mau tempo – Invariavelmente os sites que cumprem a função de informar sobre a previsão do tempo, estão trazendo para aqueles que preferem passar a virada de ano uma notícia um tanto quanto desanimadora. A grande maioria deles, e os mais sérios, trazem a notícia de que até a manhã seguinte à contagem regressiva irá chover. Principalmente da faixa litorânea no estado de Santa Catarina.

Portanto aos organizadores de eventos ao livre vale o lembrete de que uma boa lona não será dinheiro jogado fora. Pelo contrário, será a garantia de que o reveillon de seus convidados ou clientes não será debaixo de chuva. Mesmo que alguns até prefiram.

Jogo - Está virando febre entre o público jovem mais politizado da internet o jogo em que o usuário se diverte arremessando seus sapatos imaginários contra o presidente norte-americano Jorge W.Bush . A brincadeira faz alusão ao ato do repórter iraquiano que à aproximadamente um mês teve tal coragem.

Um observador mais astuto do cenário político regional disse-me que na posse dos prefeitos, vices e vereadores no próximo dia 1º, os novos homens públicos, diante do gesto da moda, devem tomar um pouco mais de cuidado. Para aqueles que não tiverem o mesmo reflexo do atual líder yankee, a receita é confeccionar um discurso moderado e de preferência breve.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Dissolução – Segundo informações contidas sábado à tarde no blog do jornalista Moacir Pereira, o governador Luiz Henrique da Silveira requereu na Justiça Estadual a dissolução da Associação dos Praças de Santa Catarina (Aprasc), a entidade que organizou e liderou a greve dos policiais e bombeiros militares.

A denúncia foi feita pelo presidente interino da Aprasc, deputado Sargento Soares, indignado com o requerimento feito pela Procuradoria Geral do Estado, a pedido do governador, de retirada do site da Aprasc da rede internet nos próximos 90 dias.

A diretoria da entidade permanece de plantão. A retirada do site do ar e o pedido de dissolução da Aprasc serão tema prioritário do deputado Sargento Soares na sessão extraordinária da Assembléia hoje.

Energia - Após vender participação em ativos em geração, a Celesc — empresa de distribuição de energia elétrica em Santa Catarina — está retomando os investimentos no segmento. De acordo com o assistente da presidência da companhia para novos negócios, Paulo Roberto Meller, a estatal catarinense pretende ampliar a capacidade do seu parque gerador dos atuais 84 MW para 350 MW até 2012.

Pode passar - Por volta das 11h de sexta-feira passada, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberou as duas pistas da BR-282 em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. Na terça-feira, parte do asfalto cedeu, comprometendo a rodovia. O trânsito voltou ao normal na região, mas as famílias que moram próximas da área do deslizamento continuam impedidas de voltar para casa. Segundo a Defesa Civil, as pessoas correriam risco voltando para suas residências.

Juros - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, prometeu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que vai reduzir em janeiro a taxa básica de juros (Selic).

"Em tom duro, dizendo-se bastante contrariado com a última decisão do Copom, Lula cobrou explicações de Meirelles para não reduzir os juros, como era esperado pelo Palácio do Planalto", diz texto publicado na edição de domingo do jornal Folha de São Paulo.

Militares - Das metas e diretrizes da recém divulgada END (Estratégia Nacional de Defesa), que ambiciona até relançar a indústria bélica nacional, a que apresenta chances mais palpáveis de avanço imediato é a valorização da profissão militar, mais especificamente o aumento dos soldos nas três Forças.

O Orçamento de 2009, prestes a ser aprovado pelo Congresso, prevê gastos de R$ 38,8 bilhões para o pagamento de militares ativos, inativos e pensionistas. Cumpre reajustes programados para fevereiro e julho, dando seqüência ao processo de aumento gradual das remunerações iniciado no ano passado, e que só será concluído em 2010. A cifra representa uma alta de 6% acima da inflação na folha de pagamentos do ministério, que já teve crescimento real de 12% neste ano.

domingo, 28 de dezembro de 2008


Fecham-se as cortinas - “Sai um Giusti mas entra dois”, essa foi a expressão proferida na última sessão do legislativo turvense pelo vereador Albino Giusti (PMDB) que deixa a função no próximo dia 31. Bino referia-se justamente à posse no dia 1º de janeiro de outros dois integrantes da família na Câmara de Vereadores de Turvo, seus irmãos Albenor ( o mais velho) e Pedro Giusti (PP), este Secretário de Obras na administração atual de José Brina Tramontin.

Conquistando a confiança de eleitores das duas maiores forças políticas do município, os Giusti, vão marcando seu território na cidade e por conseqüência, na região. Bino agora, ao menos até aqui, sem destino certo divulgado para 2009, colhe os resultados de sua postura como líder da bancada oposicionista de 2005 á 2008 e também como presidente que foi da casa em alguns períodos da atual legislatura. Na sessão da última segunda-feira, quando utilizou a tribuna, lembrou ainda que teve a honra de estar presidindo a Câmara no dia 14 de fevereiro desse ano, quando da inauguração do prédio próprio do poder legislativo da Capital Brasileira da Mecanização Agrícola.

Na mesma sessão – Outro que mereceu destaque pelo disse foi o vereador Delrian Scarabelot. Utilizando-se da sua reconhecida conduta, o progressista resumiu seu pronunciamento e atitude como legislador em duas palavras. Coerência e ética. Delrian, à exemplo de Bino, também foi líder de sua bancada, a governista.


Crise - O presidente do Conselho de Administração da Sadia, Luiz Fernando Furlan, disse nessa segunda, dia 22, que cerca de 20% dos 63 mil funcionários da empresa (em torno de 12 mil trabalhadores), vão parar nos próximos dias, sobretudo nas unidades voltadas à exportação.

Segundo ele, com a falta de liquidez no mercado externo e os problemas de embarque e armazenamento de produtos no Porto de Itajaí (SC), os estoques de exportação da empresa ficaram elevados e por isso foi tomada a decisão de fazer neste final de ano um plano de compensação de banco de horas para os funcionários.

Posicionamento - O secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, Ronaldo Benedet, afirmou que o atendimento à população não será prejudicado no Natal, apesar dos protestos da Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc).

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Na agenda - O posicionamento de um determinado “comentarista” de rádio vem causando descontentamento aos ouvintes de uma emissora da Comarca de Turvo. Descontentamento, não estranheza, já que o referido analista é conhecido como o macaco que sempre pula de galho em galho, e embora invariavelmente espatife-se no chão, continua sua saga.

Deverá cair outra vez, antes do que pensa. Talvez dessa vez, após um período de reflexões, chegue à conclusão de que já não convença mais ninguém com sua conversa sempre regada á escatologias, expressões e piadas chulas. Ficando até sem os galhos da árvore, esta que morre aos poucos á medida em que o tempo passa.

Na Capital - De acordo com o jornalista Cláudio Prisco, em seu blog, “Pela primeira vez o governador reconheceu publicamente que apenas os deputados Júlio Garcia (terceiro mandato) e Herneus de Naddal (recordista de votos) seriam capaz de viabilizar o consenso na eleição da Assembléia.

Como os dois estavam fora do páreo, tornou-se indispensável dividir o mandato na presidência entre o tucano Jorginho Mello e o liberal Gelson Merísio, com um ano para cada.Na avaliação de Luiz Henrique, o acordo consolidou a poli-aliança para 2010.”

Projeção - Ontem a imprensa de Criciúma trazia estampada nas páginas de um de seus periódicos a informação de que o ex-prefeito e hoje deputado estadual, Décio Góes será o candidato petista ao Senado da República nas próximas eleições. Como estava visitando no mesmo dia suas bases no Vale do Araranguá, Décio além de destacar suas ações como deputado estadual na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, não negou a veracidade da notícia.

Fez mais, afirmou que Idelí Salvati, hoje senadora, será sim a candidata do PT ao governo do estado em 2010. Diante disso, ao menos á respeito do partido da estrela solitária, já se pode fazer a projeção de que, de fato, Idelí será candidata ao executivo estadual, Décio ao Senado e Jorge Boeira deve ressurgir como candidato à Assembléia ou ainda à Câmara dos Deputados. Nesse quadro, ao menos o Sul do estado estaria representado.

Relatório - Mesmo com a cautela do consumidor brasileiro, frente à crise financeira mundial, o Banco Central aumentou a projeção de inflação para este ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 6,1% para 6,2%, acima do centro da meta de 4,5%. A meta tem margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja, o limite superior é de 6,5% e o inferior é de 2,5%. Essa projeção é feita com base no cenário chamado de referência, em que a taxa básica de juros, a Selic, permanecerá em 13,75% ao ano e a taxa de câmbio em R$ 2,40. As informações são do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta segunda-feira.

Pronto para o trabalho – Á exemplo dos outros cinco futuros prefeitos dos municípios da Comarca de Turvo, Jonnei Zanette (PP), próximo chefe do poder executivo de Meleiro também recebeu seu diploma na última quinta-feira, juntamente com sua esposa Adriana Piaza Zanette.
Esta foi a última vez na história que prefeitos, vices e vereadores de Meleiro e Morro Grande receberam o documento em Turvo. Pois á partir de 29 de janeiro de 2009, Meleiro será sede de Comarca e deverá não só diplomar os administradores públicos também de Morro Grande, como também irá atender ao crescente volume de processos judiciais que até aqui eram encaminhados ao fórum de Turvo. Sinal de crescimento para a cidade.


Apenas prefeitos - O TRESC, por meio da Resolução 7739, na sessão de quinta-feira passada, resolveu que vereadores não constituem partes legítimas para formular consultas à Corte Eleitoral. Conforme a Resolução, na esfera municipal, a única autoridade pública apta a consultar é o prefeito. Além deles, estão legitimados para consultar os partidos políticos e coligações.

Mais um na briga - O Supremo Tribunal Federal (STF) pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, informações sobre os motivos de não ter sido aprovada pela Casa a Proposta de Emenda à Constituição 20/2008, que aumenta o número de vereadores no país. A solicitação foi feita pelo ministro Celso de Mello. Ele analisou pedido de liminar do Senado contra a Câmara, que decidiu, por meio da Mesa Diretora, não promulgar a proposta aprovada pelos senadores na última quinta-feira de aumentar em 7.343 o número de vereadores no país. Segundo nota divulgada sábado no site do STF, ao analisar o Mandado de Segurança 27.807, o ministro entendeu ser cabível a ação. Atualmente, o país tem 51.748 vereadores e, com a PEC, esse número passará para 59.791.


Mudanças no clima em SC - O ambientalista Tadeu Santos da ONG Sócios da Natureza defendeu na Cúpula Social do Mercosul, em Salvador / Bahia: A instalação do Sensor Meteorológico na costa atlântica de Araranguá (epicentro do furacão Catarina); Destinação de recursos aos COMDECs das regiões afetadas pelas enchentes; Estudos profundos e sérios sobre as reais causas das adversidades e mudanças climáticas que estão ocorrendo na região litorânea catarinense e apoio ao Segundo Encontro sobre Fenômenos Naturais na região do Catarina previsto para 2009, que discutirá aspectos preventivos e formas de adaptação mediante as adversidades do clima.

Em Santa Catarina, enxurradas influenciam nas más perspectivas - A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) refez as projeções de vendas/emplacamentos de automóveis e comerciais leves para 2009 e prevê queda de 19% sobre 2008. Segundo as novas estimativas, serão comercializados, em 2009, um total de 2.155.000 de automóveis e comerciais leves, contra 2.661.046 unidades previstas para 2008, ano que terá crescimento acumulado de 13% sobre 2007. No início de 2008, a entidade havia previsto crescimento de 20% para o ano de 2008.



sexta-feira, 19 de dezembro de 2008


Transformando o fato em informação - Ao findar mais um ano de informações repassadas fielmente pelos profissionais da imprensa do Vale aos seus leitores, ouvintes, internautas e mais recentemente, telespectadores, aproveito parte do espaço de hoje para saudar os amigos de ofício. Muitos deles estavam presentes ontem à tarde no cerimonial de diplomação dos prefeitos, vices e vereadores dos seis municípios da Comarca de Turvo.

O evento aconteceu a partir das 13 horas e 25 minutos no Fórum localizado na Rua Nereu Ramos, e como o retrato ilustra, a força feminina já mostra sua força através, é claro, de sua competência. Sucesso á todos no próximo ano.

Folga adiada - O recesso de final de ano dos servidores da administração direta e indireta do Estado de Santa Catarina foi cancelado nesta quinta-feira pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB).A medida foi justificada pela necessidade de ações e decisões imediatas dos órgãos estaduais para permitir a rápida recuperação das cidades atingidas pela chuva em Santa Catarina.

Centrais de Atendimento - Exclusivamente para atendimento ao eleitor, as Centrais de Atendimento funcionarão nos dias 22 e 23 de dezembro de 2008, bem como nos dias 05 e 06 de janeiro de 2009. Já os prazos judiciais eleitorais, cujos vencimentos ocorram entre 20 de dezembro de 2008 e 6 de janeiro de 2009, ficam prorrogados até o dia 7 de janeiro de 2009, quando o atendimento será retomado normalmente no TRESC e nos Cartórios Eleitorais em Santa Catarina. As consultas enviadas à Justiça Eleitoral pelo "contato site" serão respondidas a partir do dia 7 de janeiro de 2009.

As centrais de Atendimento em funcionamento nas cidades de Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul e Tubarão. A informação foi repassada através da Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC.

Não foi - O líder do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), criticou a decisão da Mesa da Casa de não assinar a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta de 51.748 para 59.791 o número de vereadores no país. — A posição da Mesa da câmara, de não promulgar uma matéria que tem um caráter autônomo, que é a quantificação de vereadores por cidade, depois de votada nas duas Casas (Câmara e Senado), não é uma atitude correta — disse Rands.

E qual seria a atitude correta meu caro deputado, representante do povo?
Irresponsabilidade - Os índices de incidência de doenças como câncer de esôfago, por exemplo, na cidade de Turvo são alarmantes e preocupam as autoridades que assistem e prestam atendimento à saúde do município. O grande responsável pela situação é o consumo de água que, embora seja tratada pela Casan em seu valoroso serviço, é feito á partir do Rio Amola Faca, destino de doses diárias consideráveis de pesticidas e demais defensivos usados na agricultura da região. Será que os deputados que votaram na Assembléia Legislativa contra o repasse de parcos milhões de reais, na última terça-feira, sabem disso?

Pequenos - Projeto de lei que dá preferência às microempresas nas licitações púbicas realizadas pelo governo do Estado, no valor de até R$ 80 mil, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça – CCJ da Assembléia Legislativa, na terça-feira à noite. Os deputados acompanharam o voto favorável do relator do projeto, deputado Gelson Merísio (DEM). A proposta agora segue para análise da Comissão de Finanças e Tributação.

Socorro - O CMN (Conselho Monetário Nacional) aprovou ontem uma série de medidas de ajuda aos agricultores de Santa Catarina atingidos pelas chuvas. Foi criada uma linha especial de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) de até R$ 100 bilhões, para empréstimos de até R$ 100 mil, com prazo de dez anos (três de carência) para a safra 2008/2009.

O dinheiro pode ser utilizado para reconstrução das unidades de produção de agricultores familiares e pescadores artesanais nos municípios em estado de calamidade pública. Os produtores dos municípios atingidos também estão autorizados a contratar novas operações de crédito para custeio, mesmo para atividades já financiadas nessa safra, para replantio das áreas afetadas.

Investimento - O Ministro da justiça, Tarso Genro, anunciou na terça-feira passada a entrega de 10 mil bafômetros, 4 mil armas não-letais e 12 helicópteros para a Polícia Rodoviária federal e estados, avaliados em R$ 139 milhões. O investimento faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci.
SC precisa de mão-de-obra operacional - Apesar da crise econômica, que tem afetado as empresas do estado, o mercado catarinense ainda tem carência de mão-de-obra operacional, afirma Júlio Ribeiro, gerente de negócios da Back RH, que trabalha com recrutamento e seleção de funcionários para indústria, comércio e serviços. As regiões de maior oferta de emprego são Litoral, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. Ribeiro diz que pode parecer um contra-senso falar em carência de mão-de-obra num momento em que o mercado está parado devido às enchentes, com muitas pessoas precisando trabalhar, mas afirma que isso ocorre porque o reflexo das possíveis demissões ocorridas nas empresas (em regiões afetadas tanto pelas chuvas, quanto pela crise mundial) ainda não foi percebido pelo mercado quanto à oferta desse tipo de mão-de-obra.

O gerente explica que as empresas precisam utilizar a criatividade para atrair profissionais como camareiras; promotores; serventes; ajudantes de produção; auxiliares de serviços gerais, de carga e descarga e de motorista, entre outros. As regiões do estado que mais concentram oferta de mão-de-obra são Sul, Centro-Oeste e Oeste.

Aprovado – A Comissão Mista do Orçamento aprovou o texto básico da lei orçamentária para 2009. Em seguida, os integrantes da Comissão começaram a votar os Destaques para Votação em Separado (DVS). O relator do orçamento, senador Delcídio Amaral (PT-MS), anunciou que o texto aprovado embute um corte de despesas superior a R$ 10 bilhões. Na prática, porém, o corte efetivo é menor porque o relator cortou R$ 6 bilhões de despesas de custeio, mas incluiu cerca de R$ 18 bilhões de emendas dos parlamentares. O valor das emendas dos parlamentares supera o montante aprovado para o orçamento deste ano.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Nova diretoria - A diretoria da ACIVA, para o mandato 2009/2010, será definida na próxima sexta-feira, quando os empresários associados poderão votar, conforme as normas do Estatuto, das 10 às 20 horas, na sede social, em Araranguá. A apuração será feita logo após, encerrada a votação.

O atual presidente, Karoly Agardi, aceitou o pedido dos demais diretores e irá concorrer à reeleição, a fim de viabilizar a concretização de diversos projetos da entidade, ora em andamento. O candidato à 1ª Vice-Presidência na chapa de Karoly, será o empresário de Turvo, Cláudio Alberto Damo e Marco Antônio Búrigo, candidato à 2ª vice-presidência.

Cheias causam prejuízos de R$ 4,8 milhões no setor automotivo - Se somados os danos entre frota atingida e estrutura, os prejuízos somam R$ 2,8 milhões. Mais de 200 funcionários foram diretamente atingidos. Levantamento da Fenabrave/SC mostra que em apenas 16 concessionárias, mais de 300 veículos deixaram de ser vendidos durante os dias de paralisação. A preocupação da entidade é, agora, em retomar a normalidade dos negócios.

As concessionárias de veículos de Santa Catarina também foram atingidas pelas enxurradas e enchentes que atingiram o estado. Uma pesquisa realizada pela Federação Nacional de Distribuidores de Veículos de Santa Catarina (Fenabrave/SC), mostra que oito concessionárias da região tiveram prejuízos com a estrutura física de suas revendas e três tiveram veículos completamente destruídos.

Justiça - Apesar do recesso da Justiça Eleitoral em todo o estado, que ocorrerá a partir de 20 de dezembro até o dia 6 de janeiro, inclusive, as Centrais Atendimento ao Eleitor de Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul e Tubarão, funcionarão nos dias 22 e 23 de dezembro de 2008 e nos dias 5 e 6 de janeiro de 2009, para atendimento ao eleitor.

Entretanto, durante o recesso da Justiça Federal, o Presidente do Tribunal decidirá nos termos da Resolução n. 7738/2008. Com o recesso, os prazos da Justiça Eleitoral de Santa Catarina, cujos vencimentos ocorram de 20 de dezembro de 2008 a 6 de janeiro de 2009, inclusive, ficam prorrogados até o dia 7 de janeiro de 2009. Eventuais consultas enviadas à Justiça Eleitoral pelo "contato site" serão respondidas somente a partir do dia 7 de janeiro de 2009.

Avaliação? - A pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira apontou recorde histórico na avaliação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que subiu de 69%, em setembro, para 73%, em dezembro. Esse é o percentual de pessoas que consideram o governo como bom ou ótimo.

O recorde anterior pertencia ao presidente José Sarney, que, em setembro de 1986, obteve 72% de avaliação positiva. Mais cedo, a pesquisa CNT/Sensus também mostrou que a avaliação do governo Lula melhorou, subindo de 68,8% para 71,1%.
Barragem - Historicamente, uma das reclamações mais enfáticas dos deputados, três propostas de cada região de Santa Catarina serão contempladas com o dinheiro reservado pelo Estado, através de seu orçamento para o próximo ano.

O deputado Renato Hinnig (PMDB), relator dos trabalhos, destaca como pontos da aceitação de sete emendas, o aumento para R$ 2,5 milhões de contrapartida do Estado na obra da Barragem do Rio do Salto, no Sul. Vale lembrar ao leitor que esse valor antes era R$ 1 milhão.

Plano Plurianual Anual – Inclusão de emenda remaneja R$ 40 milhões do programa de apoio financeiro às médias e grandes empresas do estado para serem aplicados em ações de apoio a micro e pequenas empresas catarinenses, por meio do Programa Pró-Emprego e Renda.

A emenda do deputado Dirceu Dresch foi uma das poucas apresentadas por parlamentares que foram acatadas pelo relator da matéria, deputado Renato Hinnig (PMDB). O relatório do PPA 2009/2011 foi aprovado nas comissões e segue para votação no plenário da Assembléia Legislativa.

Apoio ao Piso Nacional dos Professores – Enquanto isso, foi aceita proposta pela bancada do PT que autoriza a abertura de créditos suplementares para a implementação do Piso Salarial dos Profissionais do Magistério. A emenda petista tem como objetivo garantir que no exercício financeiro de 2009 o Estado possa cumprir a lei federal 11.738/2008, que estabeleceu em R$ 950 o vencimento básico dos profissionais do magistério que atuam no ensino fundamental e médio, para uma jornada de 40 horas/aula.

Turvo - Em recente entrevista concedida á uma emissora de rádio da região, o prefeito de Turvo até o próximo dia 31, José Brina Tramontim fez uma espécie de balanço dos seus quatro anos à frente do poder executivo da cidade. O progressista aproveitou para, além de confirmar sua presença no partido, afirmar que está fora de qualquer disputa eletiva na política daqui para frente.

Na ocasião, Brina disse que permanecerá na cidade, ao contrário do que chegou à ser ventilado em algumas oportunidades, quando saída do atual prefeito turvense para outro estado era tida como certa.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O MACACO E O BAIXO

Em 1975 um conjunto chamado “10 CC” lançou uma música com grande sucesso : “I’m not in Love”. No arranjo chamava atenção o baixo. Ele era o instrumento mais importante. Era algo diferente, instigante até. Lembro-me de ver meu amigo Chiquinho com outros músicos estudando o arranjo e vibrando com o baixo. Mas um dia o Chico apareceu indignado. Contou que estava conversando com um conhecido músico sobre a tal música, quando o cara disse:- A música é legal. O que estraga é aquele baixo...“Onde já se viu? “ disse o Chico. “O baixo era a alma da música e aquele idiota não percebeu!” E o Chico foi embora resmungando... Fiquei com aquilo na cabeça. Um músico que não conseguia perceber um detalhe que fazia toda a diferença. Ou será que ele apenas não entendeu?

O fato é que o detalhe principal foi deixado de lado pelo profissional.Tempos depois, quando eu era diretor de arte aprendi uma historinha famosa no meio publicitário : a do criativo que bolou uma propaganda muito boa, que tinha como peça principal aquela cena dramática em que King Kong está sobre o Empire State Building em Nova Iorque, sendo atacado por meia dúzia de aviões. Ao apresentar a propaganda para o cliente ele ouve o seguinte:- Excelente! Ótimo! Mas vou pedir uma mudancinha. Tire o macaco.

Você já passou por isso, hein? Ver o detalhe fundamental ser esquecido, não compreendido ou simplesmente ignorado por um míope profissional?Pois estou vendo isso acontecer outra vez. Falei com alguns amigos que trabalham em grandes empresas. Perguntei como estavam as coisas e eles disseram que este foi um ano excelente para os negócios, mas que estava terminando de maneira melancólica. Estão cortando o cafezinho, fechando os departamentos de marketing, parando com os eventos, cortando os bônus e até as doações para creches. E as comemorações de final de ano dançaram! - Poxa, mas nem um jantarzinho?- Não! É a crise!

Veja só: as empresas têm um ano fantástico e estragam tudo no final, criando um clima de terror. O que deveria ser uma celebração pelos bons resultados vira tristeza. E a equipe que foi motivada a “dar o melhor de si”, ”superar as expectativas” e “performar”, termina o ano broxada, com gosto de derrota na boca. Mesmo que as metas tenham sido atingidas ou até ultrapassadas. Em nome da “crise que vem aí” fica proibido celebrar as vitórias. Burrice. Celebrações cumprem um papel fundamental para as equipes e pessoas. São quando as pessoas percebem que fazem parte de um time ganhador. É quando mostramos que nossos planos estão dando certo. É quando calamos a boca dos urubus que jogam contra. É quando estreitamos laços.

As celebrações das vitórias, pequenas ou grandes, são multiplicadores, momentos que ficam gravados. O bônus vai passar. O salário será gasto. Mas a emoção daquela celebração autêntica, respeitosa e bem feita nunca mais será esquecida. Mas isso é pedir demais para os míopes profissionais, não é? Para eles o macaco, o baixo e festinhas são bobagens. Despesas.Sabe que nome dou para essas decisões de pequenos executivos que administram suas empresas como contadores, jamais como líderes?Miopia empresarial.

Ah, na sua empresa não é assim? Sorte sua. Você faz parte de uma minoria que ainda consegue enxergar longe. Aproveite, viu? Do jeito que as coisas estão, logo logo aparece uma cabecinha pra acabar com a festinha, o macaco e o baixo.E só restarão as planilhas.

Por: Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista. Faça parte do Movimento pela Despocotização do Brasil, acesse www.lucianopires.com.br.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008


Observando - Na sessão de ontem do legislativo meleirense presidida pelo vereador reeleito para os próximos quatro anos, Pedro Duarte, também estavam presentes três vereadores que começam os trabalhos à partir de 1º de janeiro. Edenilsom Zeferino, Ricardo Alexandre e Natival Recchia, para os três a experiência será inédita o que, portanto, significa dizer que todo aprendizado nesse momento é suma importância.

No detalhe da foto, Natival (PP) no primeiro plano, Edenilson (PSDB) de preto e mais à direita, Ricardo (PP) de branco.

Audiência no Ibama em Brasília – O secretário Regional, Heriberto Schmidt, participa nesta quarta-feira (9), às 15 horas, no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília, da audiência que vai tratar da licença ambiental para pavimentação asfáltica dos 19,7 quilômetros do trecho catarinense da BR 285, entre o perímetro urbano de Timbé do Sul e a divisa com a cidade gaúcha de São José dos Ausentes.

Também participam da reunião a senadora Ideli Salvatti, o deputado federal Edinho Bez, o prefeito de São José dos Ausentes, Erivelto Sinval Velho, senadores e deputados federais gaúchos.


Inquérito policial contra o deputado é arquivado - O inquérito policial 685/2004, no qual o deputado estadual Clarikennedy Nunes era alvo de investigação de supostos pagamentos feitos para obtenção de votos, foi arquivado hoje (9) pelos juízes do TRESC. Conforme o relator do processo, juiz Odson Cardoso filho, não há nada nos autos que aponte a compra de votos ou qualquer conduta nesse sentido.


O inquérito havia surgido em face de um processo por improbidade administrativa, segundo o qual Nunes, enquanto deputado, supostamente estaria cobrando porcentagens dos salários de seus assessores. Durante esse processo, surgiram elementos que apontavam para pagamentos feitos com o fim de angariar votos, dentre eles uma lista com nomes de eleitores, com os dizeres "boca de urna" e menção a quantias de variavam de R$ 20,00 a R$ 1.740,00.

Em casa – Já está de volta á Morro Grande a esposa do prefeito Enio Zuchinali. Marlene Piazza Zuchinali passou
por uma pequena cirurgia, está em casa passando bem e
pronta para assumir novamente as funções de primeira-dama.


Audiência - Acontece hoje em Meleiro, a partir das 19horas e 30 minutos no Centro de Convivência do Idoso, a 3ª Audiência Pública que trata da elaboração do Plano Diretor da cidade. O encontro tem como objetivo primordial, encontrar junto com a população, formas de planejar o município para as próximas décadas.

Gestão das águas – O Projeto Tecnologias Sociais para Gestão da Água (TSGA), promovido em conjunto pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Embrapa e Epagri, com execução da Fapeu, financiado pela Petrobrás, através do Programa Petrobras Ambiental, seguindo o ciclo de Oficinas do Projeto, realizou ontem na Adesul, em Turvo, a última rodada de atividades de 2008 com a Oficina III - Governança da Água.

O engenheiro agrônomo da Epagri, Vicente Sandrini Pereira, explica que durante o evento, foram apresentados pela comunidade os resultados dos ciclos de aprendizagem, tendo como foco principal a construção das estratégias de governança em torno das tecnologias sociais específicas desta região. O Projeto Tecnologias Sociais para Gestão da Água tem como finalidade estimular, no meio rural, o uso de tecnologias que já estão disponíveis e difundir o uso, seja no monitoramento dos recursos hídricos, tanto nas cheias como na estiagem, ou no uso racional de água.

Crédito para microempresas atingidas pela chuva - O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) vai cobrar mais agilidade na implementação das medidas anunciadas pela Caixa Econômica Federal para socorrer as micro e pequenas empresas - MPEs que foram atingidas pela catástrofe das chuvas no estado. Em contato com o presidente da Federação das Associações de Microempresas de Santa Catarina – Fampesc, Cloir Dassoler, o parlamentar foi informado que as medidas emergenciais anunciadas pela Caixa no dia 28 de novembro, com a liberação de R$ 500 milhões em crédito para as MPEs atingidas, ainda não estão disponíveis.


Dresch, que preside a Subcomissão da Lei Geral da Microempresa, vai discutir a questão com o superintendente regional da Caixa em Florianópolis esta semana. Ele vai pedir que as medidas sejam colocadas em prática o mais rápido possível.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Sinais de progresso - Já aparece sobre o Rio Araranguá, na Cidade das Avenidas a estrutura que servirá de base para a construção da terceira ponte sobre o rio. A obra faz parte do desvio à Oeste que a BR-101, em sua duplicação sofrerá naquele ponto e cruzará com o auxílio de um elevado a SC-449 que liga Araraguá e Meleiro. É interessante notar, como escrevi no começo, que esta é apenas a terceira ponte de verdade sobre o Rio Araranguá, esta se localiza entre as duas outras que permitem a passagem de veículos na SC-449 e na BR-101.

Obras emergenciais - O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes o DNIT já iniciou trabalhos emergenciais para recuperação de rodovias federais danificadas pelo excesso de chuvas nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As obras vão recuperar os trechos de rodovias danificadas como a BR-101 (nos três estados), a BR-280, a BR-282 e a BR-470 (SC); a BR-493 (RJ); a BR-259 e a BR-262 (ES).

As providências iniciais tomadas pelas Superintendências regionais do Órgão foram a desobstrução das vias e a liberação do tráfego. Em alguns casos é feita a remoção dos entulhos decorrentes de quedas de barreiras, incluindo até detonação de rochas. Em outros, são executados desvios provisórios, no caso do rompimento de pistas. Para Santa Catarina, serão destinados 43% dos recursos encaminhados pelo Governo Federal.

O que não pode agora, é utilizar todo o deslocamento desse aparato de máquinas e trabalhadores para a recuperação de estradas atingidas pelos deslizamentos, como desculpa para justificar o ritmo lento nas outras obras pelo país afora, como acontece aqui na região, no caso da pavimentação da rodovia entre Praia Grande e Cambará do Sul.

Segurança
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convoca hoje a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). Coordenada pelo Ministério da Justiça (MJ), a 1ª Conseg propõe o debate amplo em torno da temática da segurança pública, com foco na formulação e consolidação de um novo paradigma, conforme proposta do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci). A etapa nacional da 1ª Conseg será em agosto de 2009, em Brasília.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Consultor do BRDE na ACIVA - Os empresários interessados em apresentar projetos ao BRDE, na intenção de empreender novos projetos ou expandir os atuais negócios no setor industrial, comercial ou de serviços, terão a oportunidade de conversar com o consultor do BRDE, Pedro Henrique Preussler, que estará assessorando os empreendedores no dia 09 de dezembro, das 9:30 às 12:00 h, em Araranguá, na sede da entidade.

O BRDE financia todos os novos investimentos, inclusive o capital de giro, com uma taxa inferior a 1,00 % ao mês e prazos de até 60 meses. Financia também os investimentos agrícolas (aquisição de tratores, silos, reflorestamentos e outros), com taxa de 6,75% (fixo) ao ano.

Excelente oportunidade para quem pretende direcionar suas energias em uma idéia simplesmente, no seu projeto de vida ou mesmo em sua propriedade rural já estabelecida, pois exemplos de sucesso de empreendedores estão em toda parte e para quem quiser ver. Resta, portanto, abrir os olhos.

R$ 140 milhões para Santa Catarina - O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, anunciou na última quarta-feira, em Florianópolis, a liberação de R$ 140 milhões para as vítimas das enchentes. Os recursos foram autorizados por meio da edição da Medida Provisória 448 e serão utilizados na recuperação das unidades destruídas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Especializados de Assistência Social (CREAS), construção de 15 novas unidades dos centros, prestação de atendimento às famílias alojadas em abrigos provisórios com o pagamento de aluguel e compra de produtos de higiene pessoal, limpeza e vestuário. Também será reabilitada a rede socioassistencial sem fins lucrativos que atende crianças, idosos e pessoas com deficiências em abrigos, albergues e centros de convivência.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Vender mais - Campanhas e eventos para ajudar nas vendas de Natal deste ano são as apostas comerciantes para este final de ano, que, convenhamos, não foi dos melhores para o setor. Atrações culturais e artísticas, campanhas de recuperação de crédito, a criatividade é quem manda nessas horas para aumentar o fluxo de pessoas pelas ruas, observando as vitrines e, consequentemente comprando mais.

As previsões para esse Natal, de aumento em alguns municípios giram entre 4% e 5% no comparativo com o mesmo período do ano passado e em outros, a expectativa gira em torno de ao menos, o mesmo desempenho da data do ano passado. Nesse momento as Câmaras de Dirigentes Logistas são quem determinam cada movimento de seus associados em busca de seus clientes, cada uma delas devem agora mostrar seu diferencial, que pode ser simplesmente por em prática a palavra organização.

Falando nisso – É inacreditável como alguns empresários e investidores aqui mesmo no Vale do Araraguá, tiram o pé do acelerador nesse instante de crise econômica mundial, e por consequência do mundo globalizado, crise também no país e no estado. Faz algum tempo que conversei com um diretor-presidente de uma grande indústria familiar de beneficiamento de arroz sobre esse assunto. Naquela oportunidade, o neto de imigrantes europeus disse que em momentos de crise é que se conhecem os grandes mestres em ganhar dinheiro, felizmente ele não está sozinho em seu pensamento.

Ora pois que, um certo Warren Buffett que é totalmente avesso ao risco, é o maior investidor do planeta, sua análise de investimentos sempre é focada no longo prazo. Seus resultados comprovam que em prazos estendidos os riscos ficam menores e que a probabilidade de sucesso é muito maior, desde que as empresas tenham bons fundamentos e sejam bem geridas. “Seja audacioso quando os outros estão com medo e tenha medo quando os outros estão audaciosos”, disse ele em certa oportunidade.

Gustavo Valle, que desde outubro de 2005 é o presidente da Danone do Brasil, diz também que é em períodos como esse que sua empresa mais investe em propaganda e marketing. Segundo o argentino de 44 anos, o consumidor fixa muito melhor o nome de uma determinada marca enquanto as outras cortam o orçamento nesse investimento.

ACIVA reúne diretoria em jantar
- Os empresários de Araranguá e Turvo, membros da Diretoria da ACIVA, participaram na noite da última terça-feira, nas dependências do Grêmio Fronteira, de um jantar de confraternização e comemoração pela harmonia, união, esforço de todos e conquistas obtidas.

As metas propostas pela entidade em 2008 alcançaram êxito e a Associação mostrou a força da classe empresarial em muitas oportunidades e, para os pleitos que ainda estão em andamento, fica a certeza da marca da ACIVA nessas batalhas que, com o apoio de todos os associados, serão conquistadas em um futuro bem próximo, gerando crescimento e renda para o Extremo-Sul.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008


Obras em Meleiro – A comunidade do bairro Zanette em Meleiro está á poucos dias de receber através da administração municipal da cidade, a melhoria mais aguardada na curta história do local. Distante à poucos metros do Centro do município, a “Vila” como ainda é chamada, terá em breve seu principal acesso calçado com pedras regulares.


Líder em todas as horas - Com o trabalho realizado pela Rede de Comunicações Amorim no dia de ontem, quando dedicou seis horas de sua programação para cumprir seu papel enquanto prestadora de serviços à sociedade, se pôde muito bem mensurar o tamanho da solidariedade dos habitantes do Extremo-Sul catarinense, se isso for possível.

Direcionando um quarto de toda a sua grade da terça-feira, a empresa trouxe além da voz, as ações de lideranças políticas, empresários, representantes de entidades, mas acima de tudo do cidadão comum. Um exemplo claro de amor pelo próximo veio de Morro Grande, quando trabalhadores de setores como o de produção da empresa Tramonto Alimentos, doaram a sexta básica que recebem mensalmente para os flagelados do Vale do Itajaí. Ou seja, exerceram em doses cavalares a sua cidadania, direcionando aos mais necessitados uma parte significativa de seu ordenado.

Quanto ao veículo de comunicação citado, este demonstrou como é possível idealizar, planejar e praticar um projeto de suma importância para a vida do ser humano. Já o Vale do Araranguá, que tantas vezes em sua história já foi auxiliado nessas horas difíceis, agiu como região organizada que ás vezes é.

Prejuízos - O governo de Santa Catarina prevê uma queda de pelo menos 15% na arrecadação no mês de dezembro em função dos problemas provocados pela chuva no Estado. A informação é do governador Luiz Henrique da Silveira. Segundo ele, isto significa que o Estado deixará de arrecadar cerca de R$ 100 milhões. Além disso, as empresas contabilizam prejuízos em função da destruição de máquinas e da interrupção no fornecimento de gás, energia, água e matérias-primas.

Evidente que nesse momento a ação primordial diz respeito ao salvamento das vítimas e realocação dos atingidos pela tragédia, porém, como faz o próprio governador, é hora de pensar no passo seguinte. O estado, auxiliado pela União tem de retomar o quanto antes seu ritmo habitual, para que já á partir do próximo mês e ano, os turistas por exemplo, deixem por aqui os recursos mas do que nunca necessários para a recuperação do Norte de Santa Catarina.