sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Determinação - Já expirou o prazo para a retirada de placas e cartazes da campanha eleitoral de outubro e ainda tem coligação que não fez o serviço de limpeza. Não é difícil encontrar pela região, quase que em todos os municípios os resquícios da disputa, alguns deles já castigados pelo tempo, e assim já até fazendo propaganda negativa aos candidatos eleitos ou não, além de sinalizar uma certa desorganização dos mesmos.

Iniciativas do CNJ são apresentadas em Congresso no Chile - O juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Paulo Tamburini, apresentou um conjunto de ações voltadas para a informatização das ações do Judiciário brasileiro durante painel do II Congresso Ibero-americano de Cooperação Judicial, encerrado nesta quinta-feira (06/11) em Santiago, no Chile. Tamburini assinalou que a diretriz seguida pelo CNJ para criação e implantação dos sistemas, além da agilização do processo judicial, “foi igualmente buscar a uniformização de procedimentos e rotinas eletrônicas no Judiciário brasileiro, utilizando programas livres, gerenciados pelos próprios tribunais.”

Tempo - Com a chuva que tem insistentemente caído sobre a região, quem não estão nada satisfeitos são os agricultores do Sul do Estado. Os rizicultores que não podem depositar em suas canchas de arroz os defensivos e fertilizantes necessários para o crescimento satisfatório do grão. Já os fumicultores estão esperando a melhora no tempo para a colheita das primeiras cargas do produto que já está passando do ponto.

Safra – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, em outubro, o primeiro prognóstico de área e produção para a safra de 2009, nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e nos Estados de Rondônia, Maranhão, Piauí e Bahia.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola divulgado nesta quinta, dia 6, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para o próximo ano é estimada em 140,8 milhões de toneladas, 3,3% menor que a obtida em 2008.

Por outro lado – Em outubro, as exportações do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 6,6 bilhões, um crescimento de 9,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. O resultado da balança comercial do agronegócio, no mês passado, registrou superávit de US$ 5,5 bilhões.

Os setores que mais contribuíram em valor absoluto para o aumento das exportações foram carnes, complexo sucroalcooleiro, fumo e seus produtos e café. O valor exportado do complexo soja (grão, farelo e óleo) apresentou redução de 4,2%. A queda se deu em razão da antecipação das vendas dos produtos do complexo nos meses anteriores a outubro.

Nenhum comentário: