terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ermo das flores


No mês de setembro, mais precisamente nos dias 16, 17 e 18, o município administrado pelo prefeito Marcos Leone de Oliveira estará realizando sua I Ermo Fiorifest. A festa das flores, como já está sendo conhecido o evento, estará mostrando para os próprios munícipes e seus visitantes de outras cidades, a cultura, a gastronomia, a hospitalidade, e, claro, as plantas que são alvo dos flashes e olhares atentos de quem passa pelas terras cortadas pelo Rio Itoupava.

Ermo, desde sua emancipação, se destaca na região por seus canteiros floridos durante o ano todo. Apesar do clima nos últimos meses estar atrapalhando o replantio e conservação de seus jardins, mesmo assim, os ermenses seguem perseverantes e sempre atenciosos com suas plantas.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Elizabeth Brüllinger Pavei, várias espécies se adaptam ao solo e clima locais. “Além das residências e empresas que cuidam de suas flores, nós, da administração municipal, também conservamos os passeios públicos. Esse trabalho é feito pelo jardineiro João. Hoje, nós compramos as mudas e realizamos 2 plantios totais durante o ano e sua manutenção periódica.”, coloca a secretária.

Falando do envolvimento de sua pasta no plantio e conservação dos jardins ermenses, Elizabeth explica que esse é um trabalho que tem como finalidade implementar o turismo de quem vem à Ermo. “Estamos na Rota 2, do Caminho dos Canyons, e quem passa pelo nosso município fica encantado com a beleza e o zelo que temos por nossas flores.”, conta.

Cuidado da população

Este ano, o principal problema enfrentado para conservar os jardins de Ermo foram os cachorros soltos pelas ruas e avenidas da cidade. Os animais soltos cavavam nos canteiros e pisavam nas plantas. “Tivemos sérios problemas com os cães. Mas conversamos com os proprietários e já estamos realizando um trabalho de conscientização da população nesse sentido, pois o município é de todos e sua beleza também.”

As espécies que mais se adaptam à essa época do ano e são fartamente encontradas nos jardins locais são a boca de leão, amor perfeito, gazania e petunia. Muitos que passam por Ermo param, elogiam e tiram fotos. Os moradores ajudam a conservar, tendo um carinho especial pelos canteiros e também, é claro, muito ciúmes de suas belas flores.


Escolha do mais belo jardim

Durante a I Ermo Fiorifest será eleito o mais belo jardim do município. “Em uma reunião de turismo na AMESC, nossa diretora de Esporte e Turismo, Edna Maria dos Reis Simão, coletou informações sobre o assunto e trouxe a idéia de oferecer a população um curso de jardinagem e paisagismo. Com isso veio a idéia de realizar o concurso.”, fala a primeira-dama ermense Rosa Maria Farias de Oliveira.

As inscrições para o concurso estão sendo feitas até o próximo dia 31, no Departamento Municipal de Esportes. “Todos estão convidados a participar. Quem tiver um pequeno, médio ou grande jardim. O que importa é vir, inscrever-se e participar.”, finaliza Rosa Maria.

Nenhum comentário: