Os trabalhos muito bem conduzidos pelo deputado estadual José Milton Scheffer, proponente do evento, a audiência pública que tratou da administração do Hospital Regional de Araranguá, atendeu exatamente aquilo que se propôs. Ou seja, objetivamente discutiu e procurou caminhos para a solução do problema chamado HRA, que existe desde quando a própria casa de saúde abriu suas portas.
Com o empenho das associações comerciais e industriais do Vale, sobretudo da ACIVA, o encontro ouviu desde a própria comunidade, até representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, presidentes de cooperativas da região, secretários municipais de saúde e lideranças políticas de âmbito estadual.
Cláudio Alberto Damo, presidente da ACIVA, afirmou que o caminho ideal para administrar o Hospital Regional Deputado Afonso Guizzo, seria através de uma organização da sociedade civil, constituída paritariamente pelas forças vitais da sociedade, em convênio com o governo do estado.
Por sua vez, o secretário regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, concluiu que se a solução para o HRA vem da comunidade, e se ela é possível juridicamente, o governo vai apoiar. Agora, segundo o ex-prefeito de Turvo, o estado irá discutir o edital e encontrar o novo administrador.
Agora, é preciso indicar datas. Quando acontecerá isso e aquilo, sem ficarmos indefinidamente na discussão, no debate, nos encontros. Quem não pode fazer nada, nesse caso, que abra caminho para quem o possa. E quem possua vontade, força política suficiente e conhecimento para continuar nessa verdadeira epopéia, que bata na mesa e tome para si as dores de 15 municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário