sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ciclovia em Turvo começa a tomar forma



Esta semana, a ciclovia que liga o Centro de Turvo até as proximidades da Área Industrial I do município está recebendo a primeira camada da capa asfáltica que beneficiará diretamente os moradores que diariamente por ali se deslocam.

Iniciados no começo do segundo semestre do ano passado, os trabalhos da construção da ciclovia e passeios, estão espalhados por uma extensão de 1,9 quilometro as margens da SC 448. Segundo a prefeitura, os serviços de limpeza do terreno, escavação, regularização do subleito e colocação de camada de seixo bruto já foram concluídos.

Em suas dimensões, a pista da ciclovia terá 2,0 metros de largura e a calçada 2,00 metros de largura. O traçado da obra segue da rua Leoberto Leal, passando as margens da SC 448, seguindo até a entrada da rua José Roberto Trichês.

De acordo com o ex-agricultor Antônio Darabas, 78, pelo que observa o tempo não está colaborando com os trabalhos, e segundo ele, a vizinhança toda espera ansiosa pela implantação da ciclovia. “Ontem mesmo deu uma chuvarada grande por aqui, aí atrasa um pouco. Mas quando eles podem, logo vem aqui para o trecho e fazem as máquinas funcionarem.”, relata seu Antônio.

Para o morador do Centro da cidade, Joacir Costa, 48 anos, e eletricista aposentado da CERSUL, a segurança proporcionada pela ciclovia já é o suficiente para justificar o seu investimento. “Eu vim aqui para ver como estava a obra e já deu para andar tranqüilo por ali, mesmo sem estar pronta.”, diz ele antes de cruzar a Rua Leoberto Leal, em direção à sua residência.

Por sua vez, o prefeito Ronaldo Carlessi destaca que a construção da ciclovia e de calçadas facilitará o acesso dos trabalhadores as empresas instaladas na área industrial, da população que reside nas proximidades, e também aos turvenses que poderão usar o local como área de lazer.

"Esta importante obra irá proporcionar segurança no trânsito, reduzir a poluição, oferecer um local seguro para o trânsito de pedestres e ciclistas, embelezará a entrada da cidade, além de melhorar a imagem da cidade e a satisfação dos usuários", coloca o chefe do poder executivo local. Executada em parceria com o Governo do Estado, a previsão é que a obra esteja concluída até o final deste primeiro semestre de 2011.

Nenhum comentário: