terça-feira, 14 de julho de 2009

Transformação no HRA - Transformar o Regional de Araranguá em hospital auxiliar de ensino é o principal objetivo do ex-reitor da Unesc, professor Antônio Milioli Filho, que assumiu recentemente o cargo de diretor superintendente da instituição. Em breve será criada uma comissão com quatro representantes do hospital e quatro da Unesc para viabilizar a implantação dos estágios de todos os cursos da área da saúde no HRA. Hoje a Universidade conta com seis cursos na área (Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia).

Entre outras metas do diretor superintendente está a inauguração da ala de doenças infecto-contagiosas, ainda este mês; a melhoria do Pronto Socorro, com ampliação física e de atendimento, e o cumprimento do plano de metas da Secretaria de Estado da Saúde após a assinatura de convênio por no mínimo cinco anos. “Com isso, o hospital vai atender realmente as necessidades regionais”, ressaltou Milioli. Hoje, a diretora administrativa do Hospital é a enfermeira Rita de Cássia Prêmoli.

Investimento na educação - O governo vai criar um programa para ampliar o número de bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação. A iniciativa, anunciada hoje pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, durante a 61° reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), será detalhada amanhã pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães. O ministro afirmou que a ideia é melhorar a distribuição de bolsas de estudo para pós-graduação entre as regiões do país, principalmente para o Norte e Nordeste.

Medida paliativa - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anulou ontem todos os 663 atos administrativos que não haviam sido publicados em boletins administrativo de pessoal. O ato assinado também determina à Diretoria-Geral que "no prazo improrrogável de 30 dias apresente à comissão diretora relatório circunstanciado contendo as providências adotadas com objetivo de cumprir com fidelidade a determinação." Assim, as pessoas que foram contratadas por meio desses atos estão automaticamente desligadas dos quadro administrativo do Senado. Além disso, a medida exige o ressarcimento integral aos cofres públicos de recursos que eventualmente tenham sido pagos de forma indevida.

Atrás das grades - Cinco pessoas foram presas temporariamente ontem por suspeita de participarem de um esquema de falsificação de laudos periciais para licença ambiental de postos de combustíveis em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. O grupo também é suspeito de ser responsável pela contaminação do lençol freático da região por componentes de combustíveis. Quatro das prisões foram feitas em Florianópolis e uma em Tubarão, em operação realizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Polícia Civil.

Nenhum comentário: