terça-feira, 12 de maio de 2009

Até parece gre-nal – Essa foi a frase de um vereador menos avisado de Timbé do Sul, quando, ao fazer uso da tribuna da casa na noite da última segunda-feira, foi interrompido pelo espolcar de fogos de artifício em local próximo à sede do poder legislativo timbeense.

Com uma única movimentação no andamento do processo que pede a cassação do prefeito Nailor Biava, houve mesmo quem afirmasse que no dia seguinte o segundo colocado nas eleições de outubro passado, assumiria a chefia do poder executivo do município. Tranqüilo e atento às atividades do Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis, o democrata hoje à tarde mostrava confiança em sua permanência no cargo que ocupa.

Identificação do destino dos recursos é necessária à aprovação de contas - A contabilização de despesas como "serviços prestados por terceiros" não permite a verificação da licitude dos gastos, impedindo o controle da aplicação de recursos financeiros em campanha, o que leva à desaprovação das contas. Essa posição foi firmada pelo TRESC, na sessão da última segunda-feira, dia 11, ao rejeitar as contas da campanha 2006 do Partido dos Aposentados da Nação (PAN).

Apesar de o parecer conclusivo da Coordenadoria de Controle Interno (Cocin) ter recomendado a aprovação das contas, mas com ressalvas, a relatora do processo, juíza Eliana Paggiarin Marinho, entendeu que a irregularidade de não especificar quais fornecedores de serviços receberam os pagamentos, impede que se possa aferir, com certeza, a retidão da aplicação dos valores arrecadados pelo Comitê. Ela disse ainda que o artigo 22 da Resolução TSE 22.715/2008 disciplina quais despesas podem ser realizadas a partir da arrecadação de campanha.

Santa Catarina ultrapassa os três milhões de veículos - O estado de Santa Catarina ultrapassou a marca dos 3 milhões de veículos. Levantamento realizado pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos de Santa Catarina (Fenabrave/SC) mostrou que a frota circulante no estado atingiu 3.009.609 unidades no último mês de abril. A média, se considerarmos os últimos dados do IBGE que apontam uma população de 5,8 milhões, é de 1,9 habitante para cada veículo.

No Brasil, este número chega a sete habitantes por veículo. Sérgio Ribeiro Werner, presidente da Fenabrave/SC, diz que o resultado mostra que Santa Catarina é um estado diferenciado. “São números de países de primeiro mundo. Já numa comparação com o padrão nacional, percebe-se que somos um estado desenvolvido”, comenta ele. Do total de veículos automotores, o predomínio continua sendo de automóveis, com 58,1% - 1,7 milhão de unidades. Em segundo lugar, as motocicletas, com 743 mil unidades (24,6% do total).

Por outro lado - As vendas de veículos em Santa Catarina caíram 11% em abril, em relação a março. Foram comercializadas 18 mil unidades no período, enquanto em março o número passou de 21 mil. No acumulado do ano, a queda nas vendas é de -1,73%. Se comparado aos números nacionais, que apontam uma baixa de -8,06%, o resultado é positivo.

Nenhum comentário: