quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Deu na Folha de São Paulo


“Plano de prevenção de desastres em SC não sai do papel
ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Santa Catarina vai esperar até maio para ter acesso a um projeto de prevenção de desastres no Vale do Itajaí. A execução, contudo, não será imediata. De posse dos estudos da agência japonesa de cooperação Jica, o governo avaliará se vai executá-las, diz o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff (DEM).

Desde novembro de 2008, quando as chuvas mataram 135 em SC, nenhum plano foi posto em prática. A criação da Secretaria de Defesa Civil e o convênio com a Jica são as primeiras ações concretas. Para Beate Frank, do Comitê da Bacia do Rio Itajaí, a criação da secretaria pode ajudar, mas o convênio com a Jica é controverso.

Para ela, as propostas "não levam em conta o cerne do problema" --estruturar defesas civis, não ocupar morros, preservar margens e criar um sistema de alerta. Apesar de a Assembleia Legislativa ainda não ter aprovado a criação da secretaria, Althoff foi anunciado para o cargo e assumiu a função de porta-voz.”

A matéria acima está reproduzida aqui em sua íntegra e foi veiculada hoje na versão on line do principal jornal do país. Nela se percebe nas entrelinhas porque propriedades e acima de tudo a vida de pessoas continuam sendo perdidas em um dos estados mais ricos da federação.

Nenhum comentário: