
“Plano de prevenção de desastres em SC não sai do papel
ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO
Santa Catarina vai esperar até maio para ter acesso a um projeto de prevenção de desastres no Vale do Itajaí. A execução, contudo, não será imediata. De posse dos estudos da agência japonesa de cooperação Jica, o governo avaliará se vai executá-las, diz o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff (DEM).
Desde novembro de 2008, quando as chuvas mataram 135 em SC, nenhum plano foi posto em prática. A criação da Secretaria de Defesa Civil e o convênio com a Jica são as primeiras ações concretas. Para Beate Frank, do Comitê da Bacia do Rio Itajaí, a criação da secretaria pode ajudar, mas o convênio com a Jica é controverso.
Para ela, as propostas "não levam em conta o cerne do problema" --estruturar defesas civis, não ocupar morros, preservar margens e criar um sistema de alerta. Apesar de a Assembleia Legislativa ainda não ter aprovado a criação da secretaria, Althoff foi anunciado para o cargo e assumiu a função de porta-voz.”
A matéria acima está reproduzida aqui em sua íntegra e foi veiculada hoje na versão on line do principal jornal do país. Nela se percebe nas entrelinhas porque propriedades e acima de tudo a vida de pessoas continuam sendo perdidas em um dos estados mais ricos da federação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário