sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Definição

Sem dúvida nenhuma, a principal notícia política dos próximos dias do Extremo Sul catarinense virá de Araranguá, mais precisamente da 22ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, onde seu comandante, à exemplo dos demais 35, espalhados pelo estado, ainda não foi definido. Por hora, cabe ao ex-prefeito de Turvo, Heriberto Afonso Schmidt, a tarefa de administrar a casa de forma interina.

Ele, que esteve à frente da SDR do Vale nos últimos seis anos, também está no páreo para prosseguir na importante função, muito mais pela representatividade política que a posição representa. Á seu favor, o peemedebista traz consigo o propagado (talvez aparente) apoio dos prefeitos do partido na região.

Sendo que em recente encontro organizado para demonstrar legitimidade para que continue desempenhando esse papel, apenas dois chefes do poder executivo dos municípios do Extremo Sul não se fizeram presentes.

Preparando

Em recente nota publicada na imprensa de Criciúma, surgiu a informação (e não uma notícia) de que o deputado estadual reeleito, Manoel Mota (PMDB), estaria preparando tudo para que seu filho, Marco Antônio Mota (PMDB), fosse o escolhido por Raimundo Colombo (DEM). Como em política, não se pode acreditar, tão pouco desacreditar em tudo que se ouve, se vê ou se cheira, este registro merece ser feito.

Porém, foi justamente Manoel Mota quem mais teria defendido o nome de Heriberto na reunião com os prefeitos e demais lideranças peemedebistas. Ao menos publicamente. Segundo o deputado, o que foi comentado nos bastidores nos últimos meses, sobre seu distanciamento e Heriberto, não passa de conversa fiada.

Zênio

Ainda dentro do PMDB aparece o nome do sombriense Zênio Cardoso, empresário ligado ramo de imóveis e que teve a ombridade de representar a sigla e entrar em uma eleição praticamente perdida contra o candidato do então prefeito José Milton Scheffer, o Professor Jusa, em 2008. Seu nome é uma válvula de escape para seus correligionários descontentes com a dupla Mota e Heriberto.

Outro Lado

Comendo pelas beiradas está a figura de Gisela Steiner Scaini. A democrata tem o apoio irrestrito de todo o partido, que afinal de contas tem a caneta em Florianópolis. De reconhecida liderança política e capacidade administrativa, sua indicação pode não satisfazer plenamente à todos, porém poderá encontrar bem menor resistência.

Divisão

No primeiro escalão da 22ª SDR são 10 vagas à serem preenchidas, além do próprio secretário e do diretor geral. Todas as funções de responsabilidades dos partidos da polialiança, vencedora nas eleições do último dia 03 de outubro outra é a divisão do primeiro escalão da SDR.

Segundo informação obtida pela coluna na última terça-feira, o PMDB ficaria com 03, dessas indicações. Outras 03 com o PSDB, mais três cargos do primeiro escalão com o DEM e uma última posição para o PPS. Isso sim, já estaria definido. Depois de uma reunião em Florianópolis.

Nenhum comentário: