sábado, 17 de julho de 2010

Frio de “renguiar cusco” - Jornal do Sul


Seja para atividades ao ar livre ou para ficar sentado, dentro de um escritório, na frente da tela de um computador, o fato é que para quem precisou sair de casa cedo durante essa semana, os últimos dias foram razoavelmente difíceis. Como boa parte da população não sai de casa para seus compromissos, sem antes tomar um bom banho, aí então a situação piorou, ao ter de tirar a roupa e entrar debaixo do chuveiro, mesmo com água muito aquecida.

No comércio

Devido à procura intensa de seus clientes as lojas bateram seus recordes na venda de cobertores, uma vez que só um bom agasalho ou calçado não foram suficientes para fugir das baixas temperaturas. “Com relação ao movimento aqui na loja, felizmente o frio tem ajudado. Aumentamos nossas vendas de cobertores, só nesses primeiros dias de inverno, em torno de 10%.”, revela a gerente da filial de Meleiro da Cirimbelli Móveis, Jucileni C. Arigoni.

Segundo o proprietário da rede de lojas, que possui sua matriz em Turvo, Samuel Cirimbelli, como todo e qualquer produto, aqueles que fazem o frio ficar longe do cliente, só são procurados quando as temperaturas caem. “Nessa época do ano, o pessoal também lembra do aquecedor. Hoje este aparelho é usado até em banheiros para a hora do banho, quando se sente mais o frio.”, observa o comerciante.


Nas ruas

Esta semana, registrando o frio, os termômetros de rua serviram de referência para quem encarasse a tarefa de sair de uma cama bem aquecida. Como a foto ilustra, na esquina das ruas Nereu Ramos e Rui Barbosa, no Centro da Capital Brasileira da Mecanização Agrícola, o mostrador digital indicava 06º C próximo das oito horas da manhã da última quarta-feira.


Porém, apesar da expectativa, a neve não apareceu desta vez nos planaltos serranos gaúcho e catarinense, mesmo com a grande espera dos turistas. Aqui no Vale do Araranguá, os agricultores, principalmente bananicultores, também, felizmente não tiveram grandes perdas com a geada que não cobriu de branco a paisagem da região.

Meteorologia

Segundo os profissionais da previsão do tempo, a massa de ar polar que passa pela região está se confirmando a mais intensa de 2010. Depois da queda registrada na terça-feira, o frio se intensificou na madrugada e manhã da quarta-feira, configurando o dia mais gelado do ano até o momento. De acordo com os meteorologistas, o frio deve se manter intenso até amanhã, com o tempo instável e precipitação de chuvas durante o fim de semana.

No RS

Nada menos que 17 cidades gaúchas que registraram temperaturas negativas na madrugada de quarta-feira. De acordo com Estael Sias, os dados foram históricos. "A onda de frio é a quarta mais poderosa da década"., colocou o profissional da Central RBS de Meteorologia. Em São José dos Ausentes, a sensação térmica (combinação da velocidade dos ventos e o frio) chegou à -17º C na noite da última terça-feira.

Nenhum comentário: