sábado, 31 de julho de 2010

Zé Milton


Hoje à tarde, será a vez de José Milton Scheffer e todo o staff do PP do Vale receber no Sombrio Tênis Clube as principais lideranças progressistas do estado, dentre elaas, Ângela Amin e os demais candidatos do partido.

A expectativa é receber mais de 3 mil pessoas naquilo que será o lançamento oficial da candidatura do sombriense à Assembléia Legislativa de Santa Catarina. O blog estará presente, e como fez com o evento da polialiança em Araranguá, também estará trazendo ao amigo internauta, maiores informações, fotos e vídeos do que acontecerá.

Raimundo Colombo fala em união pelo sul, em Araranguá

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Capa e alguns destaques dessa sexta-feira, dia 30, do Jornal do Sul




Raimundo Colombo, Eduardo Moreira e LHS em Araranguá

O 25º Encontro da Polialiança realizado no Estado ocorreu em Araranguá na manhã desta sexta-feira (30), no Salão Paroquial Sagrada Família, com a presença de representantes de todos os partidos da Coligação "As pessoas em primeiro lugar" – PMDB, DEM, PSDB, PPS, PTB, PTC, PSL, PRP, PSC. A comitiva era formada pelos candidatos a governador Raimundo Colombo, e seu vice Eduardo Moreira, os candidatos ao senado Luiz Henrique e Paulo Bauer, e seu suplente César Souza, e candidatos a deputado federal e estadual, entre eles Manoel Mota, Ivo Carminatti, Tati Teixeira, Ronaldo Benedet, Edinho Bez, Acélio Casagrande, Romana Remmor e Casildo Maldaner. Além de reunir as lideranças e apresentar as propostas dos candidatos, durante o encontro foi empossada a Coordenadoria Regional da Polialiança, formada por coordenadores regionais dos partidos, entre eles Heriberto Afonso Schmidt, Gisela Steiner Scaini, Paulo Roberto de Oliveira e José Clézio Nunes. Posteriormente a comitiva seguiu para encontros em Tubarão e Criciúma, ainda na sexta-feira. Serão neste primeiro momento 36 encontros regionais no estado. Nos municípios do Extremo-sul, 10 dos 15 Prefeitos pertencem aos partidos da Polialiança, além de 92 dos 136 vereadores, e 10 dos 14 vice-prefeitos.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Esqueleto


A ponte

A prefeitura de Meleiro realiza entre hoje e amanhã os trabalhos de retificação da estrutura da ponte da comunidade de Jundiá, na divisa com Turvo. Segundo os funcionários da administração, que estavam na obra, os pilares e as pranchas de madeira, na superfície da estrutura serão trocados em 50% da travessia.

A outra metade diz respeito ao poder público turvense, que já manifestou a sua intenção em fazer uma ponte, de concreto armado. Por hora, só meia ponte será reformada e o problema relacionado à sua construção, persistirá atrapalhando a vida dos usuários.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

TAC


Confraternizando-se com seus colaboradores, atletas, patrocinadores e diretoria, o Turvo Atlético Clube (TAC) apresentou na noite de sexta-feira, 23, seu novo fardamento em jantar comemorativo na sede da Associação Esportiva Realengo, às margens da SC-448, na Capital Brasileira da Mecanização Agrícola.

Na ocasião, também foi apresentada e aclamada a nova diretoria para o biênio 2010/2011, presidida por Carlos Everaldo D’ Estefani, o Neguinho. O blog agradece o convite e deseja muito sucesso à equipe que tradicionalmente representa o futebol local.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Na briga


Restando poucos dias para o lançamento oficial da campanha a Deputado Estadual, Zé Milton tem tido motivo de sobra para prever um grande evento. Nas últimas noites as reuniões com prefeitos, vereadores, lideranças e simpatizantes do partido progressista nos municípios tem tido grande presença.

Ontem, o encontro entre o candidato à Alesc e seus simpatizantes foi e Meleiro e direcionado as principais lideranças do Partido Progressista. Com as presenças do ex-prefeito e presidente municipal da sigla, Vitor Hugo Coral, dos secretários de Saúde Ana da Costa Ostetto, de Educação, Jairo Canela e de Agricultura, Pedro Duarte, a reunião também teve as participação do presidente da Câmara de Vereadores, Enivaldo Duminelli, do vereador Natival Rechia e do suplente, Rogério Casagrande.

Vagas

Para quem procura uma vaga no mercado de trabalho ou pretende alçar novos e mais interessantes voos na carreira profissional, uma boa notícia: O Poder Judiciário tem pelo menos 600 novas vagas a partir de hoje.

O governador em exercício, José Trindade dos Santos sancionou a lei que permite a criação de novos cargos. As funções serão providas por meio de concurso público atendendo todas as comarcas do Estado e do Tribunal de Justiça. A informação é do portal Sul Notícias.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Repercussão

"Prefeito de Timbé (PMDB) com Ideli
20 de julho de 2010 | Categorias: 1

Senadora Ideli Salvatti, do PT, visitou hoje o prefeito de Timbé do Sul, Clair Alves Coelho, do PMDB. É mais um líder do PMDB a manifestar simpatia pela candidata petista. Ele já disse que não vota para o governo na tríplice aliança.


Postado por Moacir Pereira, às 18:26 "




Ontem, uma hora depois desse blog informar o ocorrido. Hoje pela manhã, os colunistas políticos dos jornais mencionaram o fato. Claro, cada um com sua interpretação.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Tentativa


O deputado federal Edinho Bez se reúne amanhã, às 10 horas, com a executiva do PMDB estadual para tratar da questão eleitoral em Santa Catarina. A missão de Edinho, que falará em nome de Michel Temer, é buscar o entendimento do partido com a cúpula nacional.

Há duas semanas Edinho articulou encontro de Eduardo Moreira com Temer, em São Paulo. Informou agora à pouco à sua assessoria de imprensa.

No meio da tarde


Durante uma hora e dez minutos a candidata ao governo do estado, Ideli Salvati, do Partido dos Trabalhadores, e o prefeito de Timbé do Sul, Eclair Alves Coelho, do PMDB, estiveram reunidos na sede do poder executivo da cidade do Vale do Araranguá.

Sem a presença da imprensa, salvo a assessoria da própria prefeitura, o encontro também contou com o vice-prefeito de Araranguá, Sandro Maciel. Na pauta, obviamente, o pedido de empenho de trabalho do peemedebista na campanha da petista. Ora, e a coligação? A Tríplice Aliança? Funciona somente quando se é o principal beneficiado? As próximas declarações e atitudes do prefeito responderão à essas e outras perguntas geradas pelo discreto encontro.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cai-não-cai


A ponte de ferro da comunidade de Jundiá, entre Meleiro e Turvo, muito dificilmente não será tema de uso da tribuna da Câmara de Vereadores meleirense, em sua sessão ordinária das terças-feiras. Segundo informações obtidas pelo blog, a prefeitura de Turvo já teria sinalizado dizendo que no que diz respeito à sua parte na construção de uma nova passagem sobre o rio que empresta nome à comunidade, é só superar os trâmites burocráticos e começar a benfeitoria.

Porém, já que para sua realização é necessária também a participação dos cofres públicos de Meleiro, parece que a comunidade ainda aguardará pela melhoria por mais algum tempo. E os vereadores com isso?

Ausentes

Dois dos cinco vereadores de situação de Turvo não compareceram aos trabalhos de agora à pouco na sede do poder legislativo local. Xiscuite e Edson Jair Dagostin, o Piska, alegaram motivos diferentes para suas respectivas ausências. O primeiro, teria sido vitimado por uma indisposição e o segundo, como havia estado em Florianópolis durante o dia, não chegou à tempo para os trabalhos do dia na casa.

domingo, 18 de julho de 2010

Lado a lado


Junto de Angela Amin, estava seu correligionário e que também pretende obter sucesso nas eleições que se aproximam, José Milton Scheffer. Candidato à Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o ex-chefe do poder executivo sombriense, ainda à acompanhou até Turvo. Na comitiva, estavam Leodegar e Beth Tiscoski.

Aliás, a meleirense, esposa do ex-secretário estadual de Transportes e Obras, entrou na briga, da mesma forma, pelo voto. Candidata ao Senado da República, quer manter viva a tradição da família na política da região.

Angela Amin no Vale


A deputada federal e candidata ao governo do estado no pleito de outubro próximo esteve hoje em Sombrio, na Arraial Fest e também, antes havia visitado a cidade de Turvo.

Assessível e atenta à todos os pedidos para um minuto que fosse de conversa ou uma simples foto, a es-prefeita de Florianópolis afirmou que tanto o governo federal, quanto o estadual, são credores do Sul catarinense.

sábado, 17 de julho de 2010

Frio de “renguiar cusco” - Jornal do Sul


Seja para atividades ao ar livre ou para ficar sentado, dentro de um escritório, na frente da tela de um computador, o fato é que para quem precisou sair de casa cedo durante essa semana, os últimos dias foram razoavelmente difíceis. Como boa parte da população não sai de casa para seus compromissos, sem antes tomar um bom banho, aí então a situação piorou, ao ter de tirar a roupa e entrar debaixo do chuveiro, mesmo com água muito aquecida.

No comércio

Devido à procura intensa de seus clientes as lojas bateram seus recordes na venda de cobertores, uma vez que só um bom agasalho ou calçado não foram suficientes para fugir das baixas temperaturas. “Com relação ao movimento aqui na loja, felizmente o frio tem ajudado. Aumentamos nossas vendas de cobertores, só nesses primeiros dias de inverno, em torno de 10%.”, revela a gerente da filial de Meleiro da Cirimbelli Móveis, Jucileni C. Arigoni.

Segundo o proprietário da rede de lojas, que possui sua matriz em Turvo, Samuel Cirimbelli, como todo e qualquer produto, aqueles que fazem o frio ficar longe do cliente, só são procurados quando as temperaturas caem. “Nessa época do ano, o pessoal também lembra do aquecedor. Hoje este aparelho é usado até em banheiros para a hora do banho, quando se sente mais o frio.”, observa o comerciante.


Nas ruas

Esta semana, registrando o frio, os termômetros de rua serviram de referência para quem encarasse a tarefa de sair de uma cama bem aquecida. Como a foto ilustra, na esquina das ruas Nereu Ramos e Rui Barbosa, no Centro da Capital Brasileira da Mecanização Agrícola, o mostrador digital indicava 06º C próximo das oito horas da manhã da última quarta-feira.


Porém, apesar da expectativa, a neve não apareceu desta vez nos planaltos serranos gaúcho e catarinense, mesmo com a grande espera dos turistas. Aqui no Vale do Araranguá, os agricultores, principalmente bananicultores, também, felizmente não tiveram grandes perdas com a geada que não cobriu de branco a paisagem da região.

Meteorologia

Segundo os profissionais da previsão do tempo, a massa de ar polar que passa pela região está se confirmando a mais intensa de 2010. Depois da queda registrada na terça-feira, o frio se intensificou na madrugada e manhã da quarta-feira, configurando o dia mais gelado do ano até o momento. De acordo com os meteorologistas, o frio deve se manter intenso até amanhã, com o tempo instável e precipitação de chuvas durante o fim de semana.

No RS

Nada menos que 17 cidades gaúchas que registraram temperaturas negativas na madrugada de quarta-feira. De acordo com Estael Sias, os dados foram históricos. "A onda de frio é a quarta mais poderosa da década"., colocou o profissional da Central RBS de Meteorologia. Em São José dos Ausentes, a sensação térmica (combinação da velocidade dos ventos e o frio) chegou à -17º C na noite da última terça-feira.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Calçamento até Morro do Ermo



Aproximadamente 60 famílias serão beneficiadas dentro em breve pelo calçamento da estrada de acesso à comunidade de Morro do Ermo, distante aproximadamente 1,5 quilômetros do centro da cidade. A obra, é de responsabilidade da prefeitura local e se estende por aproximadamente 150 metros, onde estão sendo colocadas lajotas sextavadas.

“Hoje a maior festa religiosa no interior do município, acontece aqui. Está sendo uma maravilha para nós poder contar com a estrada desse jeito.”, diz a moradora Elizabeth Brülinger Pavei, que reside em uma casa com mais de cem anos no alto do morro.

Morro do Ermo

De origem centenária, a localidade foi caminho de passagem dos tropeiros que desciam a Serra Gaúcha por Jacinto Machado, em direção ao litoral catarinense. E segundo o ex-morador, Anselmo Acordi, até hoje percebe-se essa atividade pelas marcas no chão que o tempo ainda não apagou.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Comissão da Câmara aprova PEC que obriga diploma de jornalismo

Folhauol

A volta da obrigatoriedade do diploma para jornalistas foi aprovada pela comissão especial da Câmara dos Deputados que analisou o assunto. Em votação simbólica, os parlamentares ratificaram o parecer do relator Hugo Leal (PSC-RJ).

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição), de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), é uma resposta à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para jornalistas.

Os ministros consideraram que o decreto-lei 972 de 1969, que exige o documento, é incompatível com a Constituição, que garante a liberdade de expressão e de comunicação.

O relatório acrescenta um parágrafo ao artigo 220 da Constituição Federal. Pelo novo texto, a necessidade do diploma em jornalismo e do registro profissional nos órgãos competentes não representam uma restrição às liberdades de pensamento e informação jornalística.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A ponte que ainda não caiu



Trazida de Imbituba ainda no início dos anos cinquenta até a localidade de Jundiá, entre Meleiro e Turvo, a ponte construída basicamente em ferro registra com sua presença, um passado já muito distante das necessidades atuais de moradores que por ali trafegam e dos demais usuários da primeira estrada que ligou os dois municípios.

Segundo os moradores mais antigos da comunidade, a estrutura já está ali á mais de 57 anos, possibilitando a travessia sobre o Rio Jundiá. Com uma extensão de 19 metros, largura reduzida para os padrões de hoje e com proteções laterais que impedem a circulação de máquinas agrícolas de maior porte, como uma colheitadeira, por exemplo, a ponte é motivo de intensa discussão entre os próprios habitantes do local.

História

Para algumas famílias, ela significa o registro histórico de uma época em que o lugarejo, hoje de poucas casas, representava muito para a economia das duas cidades, que durante quase toda a primeira metade do século passado pertenciam à Araranguá. Era da cidade das Avenidas, às margens do rio que empresta nome àquele município, que se iniciava a estrada de terra que levava os viajantes daqueles tempos, passando por Sapiranga, Jundiá, Boa Vista, Morro Chato, Timbé do Sul, até a Serra da Rocinha, chegando ao Rio Grande do Sul. Devido à importância do trecho, por alí chegaram à circular até quatro linhas diárias de ônibus.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pauta trancada


Na próxima segunda-feira, dia 05, a política e seus bastidores estarão movimentados não só em Santa Catarina - já que será o último dia para a homologação das candidaturas ao governo do estado - como também, em um de seus municípios. Mais precisamente, Jacinto Machado.

Na Câmara de Vereadores local, os cinco parlamentares de oposição à administração petista de Antônio de Fáveri, liderados pelo presidente Laudir Possamai (PMDB), prometem sacudir o coreto. O motivo? Um assunto que até aqui, ao invés de ajudar, só tem trazido problemas aos vereadores que tiveram a idéia de devolver o dinheiro que sobrou de seu orçamento em 2009 à prefeitura, sendo que no extato instante do ato da devolução, indicaram que "faziam gosto" de que com a verba, fosse pavimentada com lajotas parte da comunidade de Serra da Pedra.

Na ocasião, a prefeitura aceitou a indicação e realizou a obra, que a Câmara, como poder legislativo, não pode implementar.

Ora, pois bem, segundo informação que chega ao blog, para "terminar o serviço", no trecho pavimentado, teriam restado 4 casas que ficaram de fora do pacote de melhorias para aquela comunidade. A mesma informação dá conta de que as famílias que residem nessas casas esquecidas, em sua maioria, seriam contrárias partidariamente à atual administração.

Para contemplá-las também, seriam necessários aproximadamente R$ 6 mil de um aditivo à obra que só a prefeitura poderia autorizar. Ontem e hoje, o chefe do poder executivo local foi procurado para resolver o impasse. Justificou, pelos seus assessores, alguns problemas de agenda e não atendeu aos representantes da Câmara.

Na sessão da próxima segunda-feira, a possibilidade é considerável de que a pauta de trabalho da casa seja trancada, até o imbróglio ser solucionado pelo prefeito.