segunda-feira, 21 de junho de 2010

Abastecimento de água


Coincidência ou não, depois que foi anunciada a parceria entre a prefeitura de Turvo e a Casan, para trazer a água da Barragem do Rio São Bento, de Siderópolis, até a Capital Brasileira da Mecanização Agrícola, uma comissão de moradores de Areia Branca e Rio do Salto, na companhia de vereadores e demais lideranças de Timbé do Sul alugou um ônibus e amanhã estará batendo nas portas da mesma Casan, em Florianópolis.

A intenção é pedir explicações sobre o (des)andamento quanto à desapropriação das famílias que residem na área à ser construída um dia a Barragem de Rio do Salto. Pelo visto, de nada adiantaram as explicações dadas por Walmor De Lucca na Câmara de Vereadores de Turvo no último sábado, quando da assinatura do acordo entre a estatal e o poder executivo turvense. O imbróglio continua.

Aliás, sobre a iniciativa do prefeito Ronaldo Carlessi, que fez o presidente da Casan cumprir o que havia prometido na sua campanha eleitoral de 2008 (ao menos até aqui), cabe nesse espaço o registro de que os dutos que trarão a água da Região Carbonífera, partirão de Forquilhinha, cidade já abastecida pela construção administrada pela Casa.

No território daquele município, o prefeito Lei Alexandre já comprometeu-se em colaborar com os trabalhos. De lá até Meleiro, a grande responsável será a Casan. E nas terras turvenses, a prefeitura local comandará as ações.

Para Meleiro

Como as tubulações passarão por Meleiro, não seria nada de anormal o prefeito Nei Zanette requerer o abastecimento de água por aquele meio também para a sua população. Em que pese seus munícipes serem atendidos pelo recém-criado Samae, um acordo entre as partes (Casan e administração municipal) solucionaria um grande problema enfrentado pelos meleirenses. Ou seja, a qualidade da água.

Nenhum comentário: