sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Qualificação - A MEDSET – Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho Ltda, organiza nos dias 04 e 05 do próximo mês em Araranguá o 10º Curso da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). Realizado no auditório da ACIVA, a carga horária será de 20 horas aula. Diversos palestrantes, apresentação dos temas com data show, aulas teóricas e práticas de primeiros socorros terão a finalidade de repassar o conteúdo aos interessados. Para maiores informações, os telefones de contato são: (48) 3524.7781 e (48) 9985.1607.

“Educa$$ão” - Governadores de cinco Estados entraram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal contra a lei federal que definiu mudanças no magistério e estabeleceu o piso nacional para os professores. A Adin é assinada pelos governadores do Paraná, Roberto Requião, do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e do Ceará, Cid Gomes. A Adin questiona o uso da denominação “vencimento básico”, em vez de “piso salarial”. O texto da ação apresentada pelos cinco Estados afirma que a Lei 11.738, que propôs as mudanças e instituiu o piso nacional de R$ 950 para 40 horas semanais, extrapolou os propósitos de regulamentar a base salarial.

Será que outra vez os verdadeiros responsáveis pela qualidade do ensino no país sairão de mãos abanando, depois de tantas promessas para a valorização da classe, á começar pelo seu salário? Porém, não é por acaso que os governantes eleitos nesse país fazem tão pouco pela educação. Recente pesquisa nacional divulgada semanas antes da última eleição, apontava que apenas 1% dos eleitores leva em consideração a proposta educacional de um candidato para nele votar. No fundo, no fundo, todos tem culpa nessa estória.

Operação - O conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou nesta quinta-feira o repasse de R$ 7 bilhões do Fundo para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A operação será feita por meio do Fundo de Investimento (FI) do FGTS. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que é presidente do conselho, explicou que o objetivo é fortalecer a instituição para a concessão de empréstimos ao setor produtivo.

As áreas que receberão estes recursos são energia elétrica, ferrovias, portos, rodovias e hidrovias, além daquelas que o próprio FGTS pode financiar, que são habitação e saneamento.

Nada muda - Na última quarta-feira o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira foi mais uma vez vitorioso no Tribunal Regional Eleitoral. O processo que pedia sua cassação foi julgado pelos magistrados, na ocasião o placar pró-LHS foi elástico: 6 x 0. Á julgar pelo caminho percorrido nesses casos pela oposição, agora tudo vai à Brasília, e será avaliado no TSE.

Nenhum comentário: