domingo, 31 de outubro de 2010

Novos tempos

Sabe-se que o principal entrave histórico das alianças entre democratas (antigo PFL) e progressistas em Santa Catarina sempre foi a difícil convivência pacífica entre a família Amin e Jorge Bornhausen. Com a anunciada saída de Ângela e Espiridião do ciclo de decisões do PP no estado, esse obstáculo estaria superado e nada mais impediria a união da fome e da vontade de comer na política catarinense, ou seja, a definitiva união dos dois lados de uma mesma moeda.

Porém, não seria todo o contingente pepista que aceitaria de bom grado essa oferta, se tornando coadjuvante do coadjuvante, pelo menos pelos próximos quatro anos.

PP

Aliás, hoje pela manhã, em entrevista a uma emissora de rádio de Criciúma o deputado estadual, reeleito a duras penas, Valmir Comin, disse que seu partido já foi procurado pelo DEM para fazer parte do futuro governo que tem como vice a figura do peemedebista Eduardo Pinho Moreira.

Como disse hoje à tarde nas rádios Integração 91.7FM e Mampituba 99.5FM, durante a cobertura das eleições 2010, não foi nenhum ato oficial ainda, por parte de Raimundo Colombo.

Histórico

O fato é que Luiz Inácio Lula da Silva foi o único presidente eleito, reeleito e que ainda fez seu sucessor, sucessora, neste caso, em toda a história do país. Também é verdade que deixa a presidência da República em níveis estratosféricos de aprovação de seu governo.

E Santa Catarina com isso? E o Sul do estado com isso? Bem, por aqui o Partido dos Trabalhadores ainda “não pegou”. Salvo em raras exceções, como Jacinto Machado e São João do Sul, onde partidos tradicionais como PP, por exemplo, em momentos de fragilidade resolveram vestir a camisa petista.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

STF age em Turvo


A ação do STF contra o vereador Edson Jair Dagostin foi o assunto da semana na política turvense. O seu partido, PMDB, resolveu ficar do seu lado e defendê-lo, até que a justiça dê a última palavra sobre a denúncia impetrada pelo hoje também parlamentar Luiz Mariano de Souza.

Palestra


Palestra do Professor Pachecão ontem em Turvo foi sucesso e teve aprovação total dos presentes. Melhor até mesmo que a do Luiz Carlos Prates. Promovida pelas CDLs de Meleiro, Timbé do Sul e da própria Câmara turvense, a apresentação do mineiro de Laranjeiras rendeu um bom caldo.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TSE diz que direito de resposta só cabe a candidato, sigla e coligação

Somente candidato, partido ou coligação têm legitimidade para requerer, junto à Justiça Eleitoral, direito de resposta no horário eleitoral gratuito. O entendimento foi firmado, por maioria, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que julgou improcedentes as representações ajuizadas no TSE pelo ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza e pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu de Oliveira e Silva.

Cinco dos sete ministros entenderam que sequer deveria ser analisado o mérito dos pedidos de direito de resposta. Já na preliminar, consideraram que tanto Paulo Vieira de Souza, quanto José Dirceu, são estranhos ao processo eleitoral e que, portanto, não seriam parte legítima para ajuizar representação pedindo direito de resposta no horário eleitoral gratuito.

A representação em que a questão foi analisada mais profundamente foi a ajuizada pelo engenheiro Paulo de Souza, que se sentiu ofendido por informações divulgadas na propaganda eleitoral de Dilma Rousseff. Entretanto, os ministros sequer analisaram se tais ofensas dariam a ele ou não o direito de resposta.

O mesmo aconteceu com a representação ajuizada por José Dirceu, que se sentiu ofendido pela propaganda eleitoral patrocinada pela coligação que tem José Serra como candidato à presidência da República. Já na discussão preliminar, o TSE decidiu que eles não têm legitimidade para fazer esse tipo de questionamento na Justiça Eleitoral, uma vez que não fazem parte da disputa em curso.

Maioria

Prevaleceu então o entendimento do ministro Marco Aurélio que em seu voto destacou que o artigo 58 da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) é categórico em restringir o direito de resposta na propaganda política a candidato, partido ou coligação para o equilíbrio da disputa eleitoral. Na avaliação do ministro Marco Aurélio, no caso de pessoas alheias ao processo eleitoral se sentirem ofendidas pelo conteúdo divulgado durante a propaganda, devem elas procurar outras esferas da Justiça para pedir a reparação pelas ofensas.

Goleiro Agenor foi o principal responsável

domingo, 24 de outubro de 2010

sábado, 23 de outubro de 2010

Coincidências

Lembram do goleiro Roberto Rojas, que simulou ter sido atingido por um rojão em jogo do Brasil contra o Chile no Maracanã, em 1989, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1990?

Rojas chegou a fazer um corte na testa com uma lâmina para fazer a farsa ficar ainda mais impressionante. A grande ironia na associação entre aquele episódio e a "bolinha de papel de Serra" está no fato de que, pela farsa, a Seleção Chilena acabou suspensa por QUATRO anos – exatamente o período que dura um mandato presidencial – e Rojas foi banido do esporte e não lhe restou outra coisa que não fosse treinar goleiros de um certo time de São Paulo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Será sexta-feira

A tão aguardada entrevista do presidente da CEJAMA, Valdomiro Recco, à Rádio Integração 91.7FM, acontecerá no próximo dia 29, às 08:30hs, no programa Integração Notícias. Diante dos questionamentos feitos por parte dos cooperativados da empresa, seu ex-conselheiro, Zequinha Cardoso e também por Aldoir Pagani Bristot, ex-presidente da Cooperativa de Eletrificação de Jacinto Machado, o atual mandatário da empresa resolveu “esclarecer as colocações”, de acordo com suas próprias palavras.

Prestação das contas de forma transparente, falta de investimentos nas linhas de transmissão, e incoerência entre o número de associados, os preços pagos na compra da energia da CELESC e o faturamento da cooperativa com seu papel de permissionária, são os principais pontos a serem esclarecidos aos cooperativados, segundo o ex-presidente.

Em recuperação

No contato com a produção do programa na manhã de hoje, o próprio Valdomiro Recco, por telefone garantiu que o fato de a emissora falar do assunto com freqüência em seus horários jornalísticos o tem trazido uma série de incômodos. Recuperando-se de uma cirurgia cardíaca recente (aproximadamente um mês), o presidente afirma querer responder sobre as questões, principalmente ao associado.

Em Brasília

Á aproximadamente um mês, Aldoir Bristot esteve na Capital Federal, e em contato com representantes do corpo jurídico da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), protocolou uma série de documentos que, no mínimo, levantam suspeitas de má gestão da atual administração da CEJAMA. A documentação ainda está sendo analisada.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Não gostou

O prefeito de Meleiro, Jonnei Zanette, na entrega de uma ambulância que será utilizada por sua população já a partir da próxima semana, obtida através de um convênio com o governo do estado, em seu discurso, foi além do habitual.

Sempre comedido em suas declarações em público, o chefe do poder executivo, na ocasião aproveitou a presença de vereadores, secretários, de seu vice Cláudio Tomazzi, do diretor do Samae, Everaldo Martins, o Beno, do presidente do PMDB local, Edoir Costa, do próprio secretário Heriberto Afonso Schmidt e, principalmente da imprensa para dizer que, de fato o resultado das eleições do domingo passado em seu município o incomodou, pelo menos em um primeiro momento.

Larga vantagem

Afinal de contas, foram nada menos que 798 votos favoráveis à candidatura do democrata Raimundo Colombo e do peemedebista, Eduardo Pinho Moreira, sobre a progressista Ângela Amin. “Fiquei bravo mesmo do domingo, com o resultado das eleições e pensei se a população achava que nossa forma de administrar, sem olhar partidos, estava certa.”, disse Nei.

Sem alterações

Segundo ele, depois, na segunda-feira, refletiu, pensou e viu que a vitória da Polialiança foi acachapante por quase todo estado e não apenas em seu município. Perguntado se faria alguma alteração em seu quadro de confiança, depois da aproximação entre DEM e PMDB em seu município, ele disse que nessa semana mesmo “as coisas” já voltaram ao normal, ao menos por enquanto.

Outra surpresa

Em Morro Grande a pequena vantagem de Raimundo Colombo sobre Ângela Amin (2,4%) levantou algumas discussões dentro do PMDB que podem render para quem se fez de rebelado sem causa. Segundo informações que chegam do município administrado por Enio Zuchinali, dois vereadores peemedebistas teriam, no mínimo, aproximado-se em demasia dos progressistas, que, afinal de contas, até no último domingo eram adversários. Mudanças à vista na administração.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Secretário exaltou boa convivência política



Logo após ao prefeito Jonnei Zanette, o Secretário Heriberto relatou como os pequenos municípios podem deixar de trazer para seus moradores grandes conquistas. Segundo ele, as picuinhas, as brigas políticas são o começo para toda a população sair perdendo.

Avaliação

Hoje pela manhã, o prefeito de Meleiro, Jonnei Zanette recebeu das mãos do Secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, as chaves na nova ambulância que estará atendendo seus munícipes. Na oportunidade, Nei aproveitou para falar do pleito de domingo passado.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Palestra de Jair Toreti


Quem também esteve em Timbé do Sul, no Dia Municipal de Combate às Drogas foi o vereador de Turvo, Jair Toreti. Falando sobre o tema, Jaka, como é conhecido, proferiu palestra que prendeu a atenção de pais e filhos presentes, ouvindo atentamente cada colocação sobre o problema em questão.

Combate às drogas em Timbé do Sul



O vídeo dessa postagem mostra o pronunciamento do vereador democrata Marlon Panatta de Timbé do Sul, em sessão solene do poder legislativo do seu município realizada hoje no Salão Paroquial do Centro timbeense.

A ocasião marcou a primeira vez em que o Dia Municipal de Combate às Drogas foi comemorado na cidade. O projeto, aprovado por unanimidade na Câmara e sancionado pelo prefeito local é de autoria de Marlon.