terça-feira, 29 de junho de 2010

Homenagem



Uma rua trocará de nome em Meleiro. A Pe. Aníbal Maria de Francia, no Bairro Estreito, agora se chamará Rua Duzolina Furlaneto Manfredini. O projeto, de iniciativa do vereador progressista Natival Rechia, foi aprovado por unanimidade na sessão de número 1253 da história da casa, na noite de hoje.

Natural de Pedras Grandes, onde nasceu em 28 de maio de 1898, Duzolina Furlaneto Manfredini era parteira, morava em Poço Verde desde a terceira década do século passado e ajudou á vir ao mundo meleirenses e morrograndenses dos anos 30 aos 70. Na imagem acima, Antônio Rocha, neto da homenageada.

domingo, 27 de junho de 2010

Um progressista novamente concorre pelo Vale


Após anos de conversações e pedidos para que se torna-se o candidato a deputado Estadual pela região, e um longo trabalho de estadualização do nome para a sua candidatura, hoje, na convenção do PP que reuniu mais de 3 mil progressistas de todo o Estado, foi homologado nome de José Milton Scheffer para deputado Estadual.

No momento em que foi lida a ata confirmando o nome do até então pré-candidato José Milton Scheffer, os mais de 300 representantes do extremo sul catarinense vibraram com faixas e bandeiras exclamando a frase, “Zé Milton o nosso deputado”.

Experiência e trabalho

O ex-prefeito de Sombrio, ex- presidente da Fecam e engenheiro agrônomo do Epagri, José Milton é tido pelas lideranças progressistas como um dos nomes mais representativos da região Sul. Conhecido no extremo Sul pela sua administração de resultado em frente a Prefeitura de Sombrio.

Outros destaques em sua carreira política-profissional foram seus trabalhos como engenheiro, extensionista e diretor da Epagri no governo Amin, fazem segundo diversas lideranças progressistas, entre elas a candidata a govenradora Ângela Amin, o ex-governador Esperidião Amin, os prefeitos de Araranguá, Mariano Mazzuco, de Sombrio, José Antônio Tiscoski da Silva, de Meleiro Nei Zanette e do vice-prefeito de Petrolândia, Antenor Schimitt, de José Milton um dos mais qualificados candidatos a deputado Estadual pela sigla.

Fonte: Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Legislativo


Por sinal, também os vereadores meleirenses ainda não atentaram-se para o fato de poder ter a tubulação da água já tratada, cruzando suas terras. Na tribuna da casa legislativa, na última terça-feira, ao menos, nenhuma contestação nesse sentido.

China

Presente na sessão, estava o próprio prefeito Jonnei Zanette que utilizou os microfones para explanar sobre sua viagem à China, quando da realização da feira mundial que, inclusive contou com a presença brasileira. Segundo o chefe do poder executivo, muito foi aprendido no país asiático, sendo possível até a implantação em seu município de algumas ações observadas.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Convenção adiada

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores decidiu - até aqui não se sabe o motivo - adiar a convenção da sigla que aconteceria nesse fim de semana, mais precisamente no dia 26. A informação foi divulgada agora à pouco e ainda não circula nos veículos de comunicação.

Envolto em negociações com o Partido Progressista, de Ângela Amin, por quase uma imposição do Planalto Central, para garantir um bom palanque para Dilma Rousseff em Santa Catarina, os petistas barriga-verdes podem estar começando à ceder ao mesmo jogo que fez o PMDB nacional intervir nas ações tomadas por Eduardo Pinho Moreira.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Abastecimento de água


Coincidência ou não, depois que foi anunciada a parceria entre a prefeitura de Turvo e a Casan, para trazer a água da Barragem do Rio São Bento, de Siderópolis, até a Capital Brasileira da Mecanização Agrícola, uma comissão de moradores de Areia Branca e Rio do Salto, na companhia de vereadores e demais lideranças de Timbé do Sul alugou um ônibus e amanhã estará batendo nas portas da mesma Casan, em Florianópolis.

A intenção é pedir explicações sobre o (des)andamento quanto à desapropriação das famílias que residem na área à ser construída um dia a Barragem de Rio do Salto. Pelo visto, de nada adiantaram as explicações dadas por Walmor De Lucca na Câmara de Vereadores de Turvo no último sábado, quando da assinatura do acordo entre a estatal e o poder executivo turvense. O imbróglio continua.

Aliás, sobre a iniciativa do prefeito Ronaldo Carlessi, que fez o presidente da Casan cumprir o que havia prometido na sua campanha eleitoral de 2008 (ao menos até aqui), cabe nesse espaço o registro de que os dutos que trarão a água da Região Carbonífera, partirão de Forquilhinha, cidade já abastecida pela construção administrada pela Casa.

No território daquele município, o prefeito Lei Alexandre já comprometeu-se em colaborar com os trabalhos. De lá até Meleiro, a grande responsável será a Casan. E nas terras turvenses, a prefeitura local comandará as ações.

Para Meleiro

Como as tubulações passarão por Meleiro, não seria nada de anormal o prefeito Nei Zanette requerer o abastecimento de água por aquele meio também para a sua população. Em que pese seus munícipes serem atendidos pelo recém-criado Samae, um acordo entre as partes (Casan e administração municipal) solucionaria um grande problema enfrentado pelos meleirenses. Ou seja, a qualidade da água.

Novo Reinado


Aproximadamente mil pessoas estiveram na noite da última sexta-feira no Pavilhão do Arroz, em Meleiro para a escolha da rainha e princesas da I Agrimeleiro e XII Festa do Colono, eventos que a administração municipal organiza no próximo mês de setembro.

Sob o olhar atento dos cinco jurados, de Turvo (2), Forquilhinha, Ermo e Balneário Arroio do Silva, cada critério foi minuciosamente avaliado em cada uma das 14 candidatas que representaram localidades e bairros da cidade. As eleitas foram:

Rainha: Suéle Pagnan Vicentin

1ª Princesa: Suéli Peruchi

2ª Princesa: Morgana Almeida Figueredo

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Reverência ao agricultor

Esquecida à doze anos, a Festa do Colono realizada na cidade de Meleiro, voltará à cena no próximo mês de setembro. Agora, em companhia da 1ª Agrimeleiro, o evento terá novamente a assinatura da administração municipal.

Para viabilizar os quatro dias de festa, a prefeitura deixará este ano de realizar a comemoração alusiva ao aniversário de emancipação político-administrativa, em dezembro. Segundo a organização, a intenção é retomar a data que lembra a colonização européia sem tanto barulho.

Para quem não lembra, o 12 de julho de 1998 foi o último dia em que a Festa do Colono tomou conta do Pavilhão do Arroz. A última "atração" foi o telão montado no local. O aparelho transmitia os jogos da Copa do Mundo da França, que fez naquele domingo a fatídica final contra a Seleção Brasileira de Futebol. O azar, pelo jeito, decretou a interrupção do evento.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Napoly Veículos em Araranguá



A partir dessa terça-feira, dia 15, abre suas portas na loja da Avenida Sete de Setembro, no Centro de Araranguá a mais nova empresa do Grupo Jugasa, a Napoly Veículos. O cerimonial de início das atividades contou com a presença de lideranças políticas como o prefeito da cidade, Mariano Mazzucco Neto, o pré-candidato à deputado estadual, Acélio Casagrande, e ainda empresários destacados do Sul do estado, como o próprio comandante do empreendimento, Ricardo Gaidzinski.

Na festa de abertura que começou às 20:30 horas, o público presente ainda acompanhou a queima de fogos, experimentou os tradicionais petiscos e, claro, conheceu de perto os carros da marca Fiat. Em destaque, o novo Uno, que, sem dúvidas, chega para ser o diferencial em seu seguimento.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ferimento Aberto

O gesto de Eduardo Pinho Moreira, que culminou com o anúncio de hoje pela manhã em Florianópolis, pode ter decretado definitivamente uma espécie de morte política, ao menos no que tange à futuras e maiores aspirações do médico lagunense. Sua atitude de "sacrifício" para manter oxigenada a tríplice aliança em Santa Catarina, teve, na verdade um outro significado, muito claro para a grande maioria da militância.

Para aqueles que o acreditavam como sendo a figura que seria a redenção do Sul do estado, politicamente falando, seu novo posicionamento serviu como uma grande e pesada pá de cal nas pretensões de desenvolvimento da região mais pobre de SC. Não importando o partido que este defendesse.
Já para outros, os correligionários, Pinho Moreira, maculou por um bom tempo a imagem do peemedebista vermelho e de cruz na testa. Onde ele mesmo era o grande defensor, diante da idéia em curso, do PMDB servir apenas como coadjuvante para a candidatura dos democratas.

Mas para quem era contrário à sua intenção, esta segunda-feira foi na verdade um dia de vivas! Quem conhece, por exemplo, o Norte de Santa Catarina e a região da Grande Florianópolis, sabe do que falo. Para aqueles catarinenses, merecemos, de fato, todo o atraso que historicamente vivemos.

Para eles, indiferente de partido que o sujeito defenda, somos uma gente que a palavra empenhada não tem lá seu significado muito valorizado. No momento de união, nos dividimos. Ainda, para eles, não sabemos direito o que queremos, se nossa prioridade é um aeroporto, uma estrada, ou centenas de verbas de gabinete para comprar centenas de tratores.

Pelo visto, aquela velha vontade e desejo de elegermos um governador sul-catarinese, vai demorar um pouco, até que se torne realidade. Até lá, temos a obrigação, de "produzir" novos políticos, que traduzam em palavras e ações, de fato o que necessitamos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Retorno


Depois de alguns dias (meses) distante desse espaçozinho aqui, retorno para, quem sabe passar com mais frequência as nossas observações e notícias aqui do canto do mundo. Como justificativa pela ausência, posso dizer que o nosso semanal, o agora Jornal do Sul, e a implantação do novo programa na Rádio Integração, nos consumiu boa parte do tempo disponível.


Enfim, com a acomodação das belas e formosas melancias que plantamos e já estamos praticando sua devida colheita, sobrou um pouquinho de "espaço na agenda" para teclar diariamente algumas palavras por aqui.


E é claro, fica o convite para participações dos internautas, leitores e ouvintes. Força sempre.