sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009


Turvo – Os vereadores Luis Mariano de Souza, líder do PP no poder legislativo turvense e Edson Jair Dagostin (Pisca), líder do PMDB afirmam que irão trabalhar para que ocorram mudanças na Lei Orgânica do município.

O principal objetivo da ação suprapardidária é fazer com que o ano de trabalhos na casa inicie no mês de janeiro, e não mais em fevereiro. Tão logo um novo mandatário do executivo assuma sua função.

Timbé do Sul – Na cidade cortada pela tão falada SCT-285, e onde pretende-se um dia, Deus e o governo do estado sabem lá quando, construir a Barragem de Rio do Salto, o prédio que abriga a Câmara de Vereadores sofrerá algumas transformações.

Nada de suntuoso, apenas modificações de espaços que podem ser melhor aproveitados. A estrutura, que foi adquirida na legislatura anterior pela importância de pouco mais de R$ 100 mil, está localizada no Centro do município, à poucos passos da prefeitura timbeense.

Agronegócio que dá resultado - A Cooperativa do Sul Catarinense (Coopersulca) realiza na sede social da Cersul hoje, mais uma assembléia geral. Seu presidente, Flávio Marcon e uma equipe de técnicos da empresa estarão explanando aos seus associados temas como a devolução do dinheiro aplicado aos cooperados que já possuem idade para receber os benefícios. O que é um sonho de vários anos, concretizado pelo atual presidente.

Semente que frutificou - A chegada dos imigrantes alemães a Santa Catarina há 180 anos será comemorada a partir de domingo. 1º de março. A programação começará em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, município que recebeu os primeiros imigrantes em 1829. As comemorações dos 180 anos da imigração alemã também serão realizadas durante o ano em outros 163 municípios catarinenses. A programação é organizada pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Há quem diga que o desenvolvimento destacado da região Norte de Santa Catarina, em relação á outras paragens do estado se deve justamente à presença mais marcante dos organizados descendentes dos povos bárbaros.
Olá,Essa semana, o comunicador Luciano Pires faz uma reflexão sobre nossa dificuldade de escolher entre o trágico mundo dos noticiários e o glamuroso mundo dos comerciais de TV.Para conhecer outras ações de Luciano Pires e seus colaboradores, acesse www.lucianopires.com.br.Boa Leitura!


A VELHINHA DE ITAJAÍ

"Quem será que cria aquelas propagandas de lojas de varejo que infestam a televisão? Aquelas coisas tipo Casas Bahia, Lojas Marabras, Lojas Mariza e outras que ocupam um espaço publicitário gigantesco com tanto mau gosto? É sempre a mesma coisa: um sujeito pretensamente simpático ou um casal jovem e risonho falando alto e rápido sobre as maravilhas daquele jogo de sofá que só amanhã você pode comprar em cento e trinta e duas parcelas de oito reais e oitenta centavos...

Busquei na memória e vi que sempre foi assim. Os mais antigos lembrarão da quinzena de tapetes do Mappin. Dos ternos da Ducal. Das Lojas Brasil, onde "você leva o Brasilino de presente"... (Aliás, há anos tento encontrar um boneco do Brasilino pra comprar e não acho. Você sabe onde tem?)

Pois no final de 2008 durante um telejornal assisti chocado às imagens das inundações em Santa Catarina. Uma tragédia imensa e - como a maioria das tragédias brasileiras - previsível. Pessoas perdendo parentes, perdendo casas, perdendo tudo... Uma das cenas, em Itajaí, mostrava uma velhinha voltando para casa e vendo seus móveis, televisão, geladeira, tudo destruído. A expressão daquela senhora tinha a dor da desesperança que só as tragédias conseguem forjar. Doeu em mim. A última imagem mostrou-a desolada, olhando seu jogo de sofás, que ela dizia que tinha acabado de comprar, coberto de barro. Destruído.

Pausa para o comercial.

Casas Bahia. Um sujeito histriônico, de paletó vermelho, cabelo e sobrancelhas pintadas, rosto de plástico, falando alto, quase perdendo o fôlego e mostrando as ofertas imperdíveis enquanto ao fundo uma horda de consumidores fingia comprar tudo que podia. Entre as ofertas imperdíveis, um conjunto de sofás parecido com o da velhinha de Itajaí... Em seguida vem o anúncio do automóvel que eu tenho que comprar. E depois do celular que vai resolver todos os meus problemas. Então vem aquele banco que é o melhor lugar do mundo. Todos repletos de mulheres maravilhosas, homens jovens e sorridentes, crianças inteligentes e velhinhos pensando que têm trinta anos de idade. Uma maravilha.

Volta o noticiário.

Gente morrendo na troca de tiros durante a invasão do morro no Rio de Janeiro. E agora ao vivo a repórter trazendo as últimas da inundação.
Dó...
Num instante estou no mundo real, entre tragédias e tiroteios, dor e sofrimento, refletindo sobre como tenho sorte em ser quem sou, morar onde moro e trabalhar onde trabalho. No instante seguinte sou jogado para outro mundo, onde passo a refletir sobre como é pouco o que tenho, como eu poderia ser melhor se comprasse aquela roupa, aquele carro, aquele celular. Então outra vez o mundo perigoso. E depois o mundo do glamour... E assim vai. Viajo sem parar entre dois mundos antagônicos, um renegando o outro. Vou dormir com a mente confusa. Não sei qual dos dois mundos venceu o "round" de hoje. E amanhã de manhã vai começar tudo outra vez: a velhinha perdendo o sofá e o moço vendendo um sofá.


Aqueles dois mundos antagônicos são representações do mundo real. Cada uma com um ponto de vista, um filtro, uma lente. O mundo dos noticiários quer nossa atenção, nos segurar até a chegada do mundo dos comerciais, que pretende que compremos! E os editores usarão de todos os recursos de drama, imagens, sons e edição para nos conquistar... No vaivém entre os dois mundos estão nossas escolhas. O que fazer com os estímulos que recebemos de cada um deles? Provavelmente arregalar os olhos diante das tragédias e voltar ao trabalho pra poder ir às compras.
É essa a rotina de nossas vidas, não é?

Mas tudo bem... Quem sabe alguém decide comprar nas Casas Bahia um sofá novo pra velhinha de Itajaí."


Luciano Pires é jornalista, escritor, conferencista e cartunista. Faça parte do Movimento pela Despocotização do Brasil, acesse www.lucianopires.com.br.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009


Pés pelas mãos - De acordo com o vereador de Morro Grande, o progressista Eduir Marcelo (Póca), com as últimas posições políticas tomadas por legisladores do município, contrárias à administração de Enio Zuchinali e Antonio Eloi Brina Piazza, a imagem do poder executivo e da grande maioria dos parlamentares que constituem a bancada governista na Câmara, acaba saindo ainda mais fortalecida.


“Estão pensando nas eleições daqui á três anos, mas esquecem que até lá temos trabalho para mostrar á nossos próprios eleitores e uma cidade para manter nos eixos. Quem fala em oposição e que até agora estava conosco, deveria pensar melhor e não declarar-se do outro lado apenas por birra política.”, disse o pepista ontem à tarde.


Hoje quem preside a casa legislativa de Morro Grande é o peemedebista Ivo Crepaldi, que em companhia de outros cinco vereadores de seu partido e dois do PP, formam uma esmagadora frente de apoio às ações do Paço Municipal.

Alesc - Com sessão normal de ontem, a Assembléia catarinense deu o exemplo para o Congresso Nacional, que permanece a comemorar o Carnaval até a semana que vem.Depois, nossos deputados federais e senadores se perguntam o porquê da imagem da categoria andar lá debaixo dos pés. Lamentável.

PP - Segundo o jornalista Cláudio Prisco Paraiso, quando o deputado federal João Alberto Pizzolatti (PP) respaldou a indicação do correligionário Leodegar Tiscoski para a Secretaria Nacional de Saneamento, ficou acertado que ele concorreria à Assembléia. Se Leodegar resolver concorrer à Câmara, é curto circuito na certa com Pizzolatti.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Novo veículo para a Secretaria de Saúde e Ação Social de Morro Grande - Com o objetivo de agilizar o transporte de pacientes da cidade, a Secretária de Saúde e Ação Social de Morro Grande, Cristiana Menegon Rosso, recebeu das mãos do prefeito Enio Zuchinali, a chave de uma Toyota Corola. Entregue na semana passada, o carro foi totalmente pago com recursos do município.

TJSC - O desembargador Volnei Ivo Carlin é o novo primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A decisão foi tomada ontem à tarde pelo Tribunal Pleno, que decidiu aplicar o regimento, promovendo o segundo vice a primeiro.
O cargo de primeiro vice estava vago com a posse do desembargador João Eduardo Souza Varela na presidência do Tribunal de Justiça. Na próxima sessão, o Tribunal decidirá como se fará a escolha do novo segundo vice-presidente. A decisão que homologou a escolha de Carlin foi tomada por 30 votos a favor e 14 contra.

Projeto de novo curso - Na noite de quinta-feira passada, às 19h30min, na sede da câmara de vereadores de Timbé do Sul estiveram reunidos os dirigentes das CDL’s do 27º Distrito. Em discussão estavam o andamento das pesquisas para a implantação do curso superior em varejo, programas de aperfeiçoamento e a 41ª Convenção Estadual do Comércio Lojista. A reunião foi comandada pelo diretor distrital, o turvense Sandro Cirimbelli.

Estiveram presentes os líderes das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Turvo, Gisele Tonetto, de Meleiro, Ronaldo Costa Dornell, de Balneário Arroio do Silva, Mário Mota, e o presidente da entidade em Timbé do Sul, Daniel Romão. Além dos membros desta última entidade: o vice-presidente, Roberto Biava, o diretor de SPC, Marlon Panata, o diretor financeiro, Éder Jorge Monsane, e a secretária, Helena dos Anjos.

Foram discutidos ainda, os programas de aperfeiçoamento. O pedido foi para que os dirigentes marquem seus workshops e palestras anuais. Em seguida, a evolução da parceira com o Instituto Federal de Santa Catarina (ex-Cefet) sobre a faculdade de varejo, foi debatida. Na próxima sexta-feira, dia 27, será realizado encontro do diretor distrital junto ao diretor do Instituto, Paulo Gianesini, e o representante do IPAT-UNESC, Jaime Dagostin Picolo, onde será apresentada a proposta de pesquisa, para que logo após a reunião, os trabalhos possam fluir com maior desenvoltura.

Suinocultura - Os criadores de suínos do Brasil esperam ajuda do governo federal para diminuir o impacto da crise no setor. Na semana passada, representantes da cadeia produtiva tiveram um encontro com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Entre os principais motivos que levaram ao atual cenário, os produtores apontam o baixo valor do quilo da carne e o aumento do preço dos insumos.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Protesto - As quatro entidades que representam os produtores rurais da Argentina aceitaram ontem, dia 19, uma proposta do governo para dialogar, mas ao mesmo tempo, anunciaram uma nova paralisação a partir de hoje, dia 20 - a primeira de 2009 - , após intensos protestos no ano passado.

Na próxima terça-feira, os dirigentes agropecuários se reunirão com a ministra de Produção, Débora Giorgi, mas até lá -mais especificamente, até o meio-dia de terça-, afirmam que manterão a pausa, deixando de vender carnes e grãos durante este período. Leite e demais produtos perecíveis serão excluídos da greve, e permanecerão sendo comercializados.

A crise entre governo e produtores no país teve como estopim um aumento dos impostos às exportações de grãos, em março do ano passado. Agora imagine o leitor se a cada aumento de impostos no Brasil, a classe produtiva, seja em qualquer setor, resolvesse simplesmente cruzar os braços? Da agricultura, à indústria de base, ninguém trabalha enquanto a carga tributária não for diluída. O que poderia acontecer?

Por aqui nada. Dificilmente esse dia chegará, pois um ou outro “trairá o movimento”. E mesmo que seja declaradamente contrário até o último fio de cabelo ao elevado número de impostos que pagamos, qualquer um que assumir as rédeas da situação, ao ser picado pela mosca azul, esquece-se do que disse e ao invés de cortar o mal pela raiz, faz justamente o contrário. Com o pretexto de abastecer às necessidades sociais do país e de sua gente, aperta o garrote ainda mais e suga até a última gota o sangue do contribuinte. Aquele que de fato paga a conta.

Associação que criticou PMDB tem multa comprovada - "Na minha opinião, é nítido que indicar para que não se vote em determinado partido em ano eleitoral caracteriza propaganda negativa", afirmou o juiz Márcio Vicari ao relatar recurso interposto pela Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (APRASC). A recorrente foi multada pelo juízo de 1ª instância por veicular em outdoor e Internet manifestações de insatisfação de uma classe profissional com o descumprimento de uma promessa assumida em 2003 pelo governador Luiz Henrique da Silveira, ano de promulgação da Lei Complementar 254, editada com o fito de reorganizar a estrutura e a remuneração dos profissionais da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão (policiais militares e bombeiros).

A posição do relator foi firmada sobretudo nas últimas frases presentes no manifesto, ao mencionar que os praças têm "254 motivos para não votarem no PMDB e seus aliados". No entendimento de Vicari, há inegável conotação eleitoral negativa expressa pois "os dizeres em questão certamente conclamam uma espécie de repulsa às candidaturas do partido recorrido, mormente quando em curso o ano eleitoral, de modo que restou caracterizada a realização de propaganda eleitoral negativa".

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009


Barragem - Em face do anúncio sobre mais um encontro entre comunidade de Areia Branca, em Timbé do Sul, parlamentares federais e estaduais, como também, diretores da Casan, o blog relembra fato noticiado por boa parte dos veículos de comunicação do Sul do estado em dezembro de 2008, quando da votação do Orçamento 2009 para Santa Catarina:

“Causou surpresa aos habitantes do Extremo-sul de Santa Catarina, a iniciativa de deputados ligados à bancada governista do estado, em votar contra a emenda que garantiria recursos para o início da construção da Barragem de Rio do Salto, em Timbé do Sul.

De acordo com o Deputado Estadual, Valmir Comin (PP), presidente da comissão que acompanha os trâmites da construção da Barragem de Rio do Salto, o que aconteceu na noite de terça-feira, dia 16, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, quando da votação do orçamento do Estado para 2009, foi lamentável.

“A atitude de deputados que compõe a chamada bancada do Sul do Estado nos causou grande surpresa. Na hora da votação da emenda, que garantia mais um milhão e meio o Deputado Genésio Goulart não apareceu, e o Mota (Dep. Manoel Mota) e a Deputada Ada de Lucca, votaram contra. Sendo que o Deputado Mota é vice presidente da comissão da barragem, e a Ada de Lucca é esposa do Presidente da Casan (Walmor de Lucca), gestora da obra.”, coloca Comin.

Segundo o progressista no total da emenda, os recursos necessários seriam da ordem de R$ 5,5 milhões, que seria a contra-partida do Governo do Estado para a implantação da barragem em Areia Branca, Timbé do Sul. Desse valor, no projeto original do poder executivo estadual, um milhão apenas seria repassado no orçamento de 2009. Devido á uma manobra parlamentar em Florianópolis, a bancada formada por uma dezena de deputados do Sul do Estado, elevou a quantia para R$ 3,5 milhões, sendo que seriam necessários mais R$ 2 milhões.

Com a negativa, de acordo com Comin, a obra irá começar em breve. Porém, seu ritmo será muito lento, justamente pela falta de recursos dispensados pelo Governo do Estado de Santa Catarina.”

Na época o deputado Manoel Mota defendeu-se e declarou que continua trabalhando para a efetiva construção da Barragem de Rio do Salto. Portanto, o próximo dia cinco será uma excelente oportunidade para que os parlamentares que votaram contra os recursos para a referida obra demonstrem em ações que estão do lado da população e não de quem precisa economizar.

O vereador José Luiz Bom, o Zé Baga, também do PMDB, é quem está organizando a reunião em Florianópolis no prédio que abriga a sede da Casan. Ainda ontem pela manhã, o peemedebista entrava em contato com os “convidados”, entre eles o deputado federal Jorge Beira (PT), um dos poucos que mergulhou nas entranhas do projeto da Barragem de Rio do Salto e que encontrou caminhos viáveis para sua construção.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009


Voltou - Reassumiu no último dia nove a sua função que ocupava até 31 de dezembro de 2008, o Diretor de Educação de Meleiro, o professor José Anaélcio Rocha Longaretti. Um dos melhores professores de matemática que o município já ofereceu á seus estudantes, “Seu Anaécio”, como ainda é conhecido por seus ex-alunos, fará dobradinha com Jairo Canela. Este último que assumiu ainda em janeiro o cargo de Secretário de Educação.

Empenho – Quem mostrou serviço nos dias que se seguiram após a última enxurrada de Timbé do Sul foi o presidente da Câmara de Vereadores local, Valdir Savi Sobrinho, o Tio Quira (PP). Ao cruzar com o Secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt que acompanhava no município os estragos provocados pela chuva, o progressista foi objetivo, pediu ao secretário um simples trator.

Três dias depois a máquina, que estava em Praia Grande, chegava à Serra Velha em Timbé para iniciar os trabalhos de retificação da estrada que leva até a localidade. Tem horas que ações claras e bem definidas representam melhor a necessidade de quem precisa,e quase sempre, com urgência.

Embate - Ontem, hoje e amanhã ocorrem as audiências para encaminhamento do processo de reconhecimento da região como território rural pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário.Serão realizadas três reuniões em pólos do Vale, que centralizarão os demais municípios.

Ontem o encontro ocorreu no Centro de Treinamento da Epagri (Cetrar), em Araranguá. Nessa terça-feira o encaminhamento será em Turvo, na Sede Social da Cersul.E na quarta-feira, dia18 a reunião será no Salão de Atos da Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul.

Mota solicita ambulâncias para municípios do Sul - O deputado estadual Manoel Mota (PMDB) solicitou, na última sexta-feira, à diretora-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, a disponibilidade de três ambulâncias para municípios do extremo-Sul e uma para a região Carbonífera.

Para o Vale do Araranguá, os veículos foram reivindicados para Praia Grande, Turvo e Balneário Gaivota. Já para a região da Amrec, o pedido foi feito para o município de Treviso. Os convênios serão firmados entre o Governo do Estado e as prefeituras, com o intermédio da Secretaria Regional. “Os municípios necessitam destas ambulâncias e a Secretária Carmen foi muito solidária ao nosso pedido”, avaliou o deputado.

Lucros - A indústria de fertilizantes espera vendas maiores em 2009. Depois de uma queda de 9% no uso dos insumos no ano passado – de 24,6 milhões de toneladas em 2007 para 22,4 milhões em 2008 – o setor projeta recuperação. A tendência de alta nos preços das commodities e a redução do valor dos fertilizantes são os principais estímulos.

A crise financeira obrigou o agricultor brasileiro a utilizar menos tecnologia no campo. Também caíram as importações, que passaram de 17,5 milhões de toneladas para 15,3 milhões.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PP - Na última terça-feira, dia 10, aconteceu na Capital Federal um grande encontro envolvendo os prefeitos progressistas de todo o país. Aproveitando o bom número de chefes do poder executivo espalhados pelo país e presentes em Brasília, por razão no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, a reunião serviu para reoxigenar as pretensões pepistas.

Depois da “Era Maluf”, principal expoente da sigla por duas décadas, e envolvido em escândalos administrativos de toda ordem, o PP busca novas lideranças. Ao que tudo indica essa nova fase do partido surge á partir do estado gaúcho, onde fez a maioria dos prefeitos nas eleições do dia cinco de outubro passado. Com a participação de ministros do primeiro escalão do governo Lula, o evento aconteceu em clima de confraternização, já a cobrança por resultados de seus correligionários, deve vir em uma outra circunstância.

Mal estar - Estourou como a principal bomba política nacional neste fim de semana a entrevista que o senador Jarbas Vasconcellos, um dos fundadores e históricos mais éticos do PMDB, publicada na revista Veja e transcrita em vários blogs. Título: "O PMDB é corrupto".

O entrevistado, quando questionado sobre os cargos que o PMDB busca na esfera federal, assim respondeu: ”Para fazer negócios, ganhar comissões. Alguns ainda buscam o prestígio político. Mas a maioria dos peemedebistas se especializou nessas coisas pelas quais os governos são denunciados: manipulação de licitações, contratações dirigidas, corrupção em geral. A corrupção está impregnada em todos os partidos. Boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção.”

Obs.: Desta vez o artefato explodiu dentro da casa peemedebista. Mas imagine o leitor se cada político desse país, prestes á aposentar-se, resolvesse soltar o verbo? Faltariam jornais e revistas para noticiar tamanha barbaridade com o erário.

Santa Catarina registra menor queda nas vendas de veículos - O impacto da crise da indústria automotiva é quase metade menor em Santa Catarina do que no resto do Brasil. Na média, as vendas de veículos novos caíram 11,03% em todo o país no mês de janeiro em relação ao mesmo período de 2008. Já em SC, as vendas caíram apenas 6,16%. Para a Fenabrave/SC, o desempenho mostra que o setor automotivo do estado continua tendo desempenho acima da média nacional, devendo chegar a três milhões de unidades até abril.

Uma já anunciada queda na venda de automóveis foi registrada pelo levantamento mensal da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos de Santa Catarina (Fenabrave/SC). Em relação à janeiro de 2008, o estado teve 6,16% de declínio. O índice nacional ficou negativo em 11,03%.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009


Lugar comum - A prefeitura de Morro Grande, procurando fugir do borburinho formado em torno do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que acabou quarta-feira, dia 11, em Brasília, está trabalhando para agendar, através do Deputado Federal peemedebista Acélio Casagrande, uma série de visitas à Capital Federal.

“O Deputado Acélio vai ver onde é possível arrancar alguma coisa, aí vamos fazer os projetos, coloca-los embaixo do braço e ir lá com hora agendada.”, adianta para o blog um interlocutor da administração municipal morrograndense.

Para marcar a viagem de trabalho ao Planalto Central, o poder executivo da cidade está apenas aguardando o retorno do deputado que á 15 dias atrás esteve em Morro Grande e periodicamente mantém contato telefônico com o Paço Municipal. O embarque pode acontecer já no próximo mês de abril.

“Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas
Senhor (a) Prefeito (a),
Agora eleito, sabemos que muito há por fazer para colocar em prática seus projetos e propósitos para o desenvolvimento do seu município. O Brasil vive um momento especial, de grandes transformações econômicas e sociais, com muitas oportunidades. O Governo Federal oferece uma contribuição para apoiar a sua gestão e o fortalecimento institucional do seu município, colaborando assim, para a melhoria dos serviços e políticas públicas que asseguram os direitos de cidadania.”


Diz exatamente assim o primeiro parágrafo do convite assinado pela Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, enviado á todos os prefeitos e prefeitas do país, para que estes e estas fizessem parte do evento que encerrou na última quarta-feira.

Investimento contrário - O governo federal discute financiar exportações de países vizinhos para estimular o comércio na região. A medida foi discutida ontem, dia 12, em Brasília com o ministro de Relações Exteriores do Uruguai.

O chanceler uruguaio se encontrou com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para pedir a ampliação do fornecimento de luz de 300 para 500 megawats. O Uruguai enfrenta uma das piores secas da história, o que prejudicou seu abastecimento de energia.

Ecologia - A rede Pão de Açúcar passou a adotar, este mês, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas em todas as suas lojas pelo Brasil. Com o programa, é esperada a redução do volume de sacolinhas usadas pelos consumidores da rede, uma vez que estas embalagens estarão mais resistentes e agüentarão uma quantidade maior de produtos em cada uma delas. Somente no primeiro mês de teste piloto do programa, realizado em 2008, o Pão de Açúcar já detectou uma redução de 20% na quantidade de sacolas usadas.

Um projeto semelhante está sendo desenvolvido por sete supermercados de Turvo, onde o objetivo também é amenizar o impacto ambiental provocado pelo uso excessivo de sacolas plásticas, entregues aos montes aos clientes desse tipo de comércio. No caso turvense, o sucesso pretendido está sendo alcançado.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Profissionalismo - Cada vez mais as prefeituras de todo o país estão de olho no polpudo mais quase inacessível cofre do governo federal, e nos recursos contidos lá dentro para o poder executivo de cada cidade fincada no território tupiniquim. Porém, para que obtenham êxito na difícil tarefa de levar para seus cidadãos verbas que compensem os esforços de sucessivas e desgastantes viagens ao Planalto Central, muitas prefeituras estão nesse exato momento procurando o trabalho profissional de empresas habilitadas e especializadas no objetivo de driblar o Minotauro escondido nos labirintos de Brasília, e enfim chegar à fonte dos repasses federais.

Não há muito tempo atrás, essa função era deixada nas mãos de lobistas que cobravam altos valores para fazer o serviço, e além do mais, na maioria das vezes, agiam à margem da lei. Hoje as prefeituras, com seu regime de fechar as torneiras de gastos com funcionalismo público, não possuem pessoal suficiente para fazer o acompanhamento minucioso e periódico do andamento de seus projetos na cidade erguida no coração brasileiro. Com a confecção de contratos com empresas lá estabelecidas, também se torna mais fácil e cômodo cobrar por metas á serem alcançadas.

Presidente - No Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas que terminou ontem em Brasília, o Presidente Lula ressaltou que, pela primeira vez no Brasil, cerca de 60% dos prefeitos foram reeleitos ou fizeram seu sucessor – um feito, segundo ele, nunca ocorrido antes. O presidente atribui o fato ao incremento das políticas sociais – como o Programa Bolsa Família que beneficia 11 milhões de famílias – e a quantidade de obras proporcionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Orçamento – “O dinheiro público administrado pelo PMDB em 2009 ultrapassa em mais de duas vezes o orçamento da Argentina. Sem contar as prefeituras, o partido controla cerca de R$ 258,9 bilhões, divididos em seis ministérios, sete governos estaduais, a Câmara e o Senado.

Com muito dinheiro na mão, os peemedebistas se fortalecem para a disputa de 2010. As eleições de José Sarney e Michel Temer para o comando do Legislativo têm o objetivo de assegurar também o domínio político.”
Era o que colocava em seu blog na terça-feira, dia 10, o jornalista e analista político, Cláudio Prisco Paraíso.

Aviso – A BR-101/SC Sul terá o tráfego interrompido hoje, dia 12, no km 328,5, próximo à Usina Termelétrica Jorge Lacerda (Morro da Tractebel), em Capivari de Baixo/SC. O bloqueio na rodovia será das 12 horas às 14 horas para a detonação de rochas em continuidade das obras de duplicação. A Polícia Rodoviária Federal fará o monitoramento do tráfego. Em caso de mau tempo, o serviço será cancelado. Enquanto isso por aqui no nosso conhecidíssimo e sonolento Lote 29...
Dresch estréia na liderança - O deputado Dirceu Dresch fez seu primeiro pronunciamento na condição de líder do PT na Assembléia Legislativa na segunda-feira, dia 09. O aniversário de 29 anos do Partido dos Trabalhadores foi o principal assunto comentado pelo parlamentar, que agradeceu a confiança dos colegas de partido e prometeu conduzir os trabalhos da bancada com a responsabilidade e a seriedade que a missão exige.

TRESC proferiu 2001 decisões em 2008 - Na sessão administrativa realizada na segunda-feira, dia 09, no TRESC, o presidente em exercício Cláudio Barreto Dutra apresentou o mapa estatístico anual referente aos processos distribuídos e decisões proferidas em 2008. O desembargador destacou que foram distribuídas 2.033 ações no Tribunal e proferidas 2.001 decisões pelos juízes do Pleno.

Como é comum em ano de eleições, a maior parte dos julgamentos foi de recursos eleitorais, totalizando 1.318. Também houve 268 processos julgados relativos a matérias administrativas e 99 concernentes a prestações de contas. Outro número que chama a atenção é o de 58 ações cautelares que foram decididas no decorrer de 2008.

Principais julgados da Corte:
Recursos eleitorais: 1.318Matérias administrativas: 268Processos envolvendo prestações de contas: 99Ações cautelares: 58Consultas: 48Consultas eleitorais: 39Recursos de decisões dos juízes eleitorais (1ª instância): 34Mandados de segurança: 28Representações: 18Processos relativos à matéria criminal: 13Habeas corpus: 10Resoluções normativas: 10Petições: 8
Nepotismo no Tribunal de Justiça Militar do RS - Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou ontem relatório da Corregedoria Nacional de Justiça sobre inspeção realizada na Justiça Militar Estadual do Rio Grande do Sul nos dias 09 e 10 de dezembro último. constatou sérios problemas no funcionamento do Tribunal de Justiça Militar Estadual (TJMRS) como a falta de transparência na distribuição dos processos, morosidade, indícios de nepotismo e remunerações acima do teto constitucional.

Para sanar os problemas detectados no órgão, corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, propôs a adoção de 11 medidas. Entre elas, a implantação de sistema informatizado para controle dos processos, o estabelecimento de regras para assegurar aos servidores de carreira o acesso às funções de confiança, realização de concurso público, exoneração de servidores que incorram em prática de nepotismo e o esclarecimento, em 30 dias, dos pagamentos efetuados acima do limite constitucional de R$ 24,5 mil.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


Origens - No seu discurso, quando da instalação da Comarca de Meleiro, hoje pela manhã, o Cidadão Benemérito e filho da terra, Desembargador Eladio Toretti Rocha, lembrou de seu bisavô. Como a história do município conta, foi Bartolomeu Rocha que “fincou em Meleiro no final do século XIX a primeira estaca que sustentou em seu futuro território o casebre que seria a pedra fundamental da cidade.”, nas palavras do próprio jurista.

Dr. Marlon Jesus Soares de Souza – “ A justiça não está nesse bonito prédio. Não está também trancafiada às sete chaves dentro dessa importante casa. A justiça está dentro do coração de cada um de nós.”, foi o que disse o jovem e já destacado Juiz da Comarca de Turvo no mesmo evento de Meleiro.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Encontro de trabalho - O Governo Federal receberá nas próximas terça e quarta-feira em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os chefes do poder executivo de todo o país para o “Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas”, que visa aproximar o Governo Federal dos novos gestores municipais.

A oportunidade, além de fortalecer as relações federativas, pretende reafirmar a continuidade de respeito e diálogo construída nos últimos anos, que muito contribuiu para a criação e fortalecimento do Comitê de Articulação Federativa – CAF, espaço de debate e cooperação, que sistematicamente vem acumulando vitórias no acompanhamento dos temas e projetos de interesse dos municípios brasileiros.

Durante o encontro, serão apresentados os principais programas federais que colaboram com os municípios para melhoria dos serviços públicos colocados à disposição do cidadão. No dia 12, os prefeitos da Amesc, liderados pelo presidente, Jonnei Zanette, participam de duas audiências, uma na Secretaria Nacional do Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades e outra na Funasa, retornando ainda na quinta-feira para a região.

E conforme a coluna adiantou á algumas semanas, é de lá que Nei Zanette espera trazer boas notícias para seus munícipes meleirenses sobre uma de suas metas de campanha. De acordo com o próprio prefeito e presidente, o Cidade Digital (que oferecerá o acesso à rede mundial de computadores gratuitamente para quem tiver um computador), deverá sair do papel, á partir dessa viagem.

Proporcional ao trabalho - A Mesa Diretora da Câmara decidiu anteontem que o pagamento da ajuda de custo de R$ 16,5 mil aos parlamentares no início de cada ano legislativo será proporcional aos dias trabalhados no primeiro mês de atividade no Congresso. O objetivo é evitar que parlamentares que trabalham apenas um dia recebam o valor integral. É o primeiro ato da Mesa sob a presidência de Michel Temer (PMDB-SP).

De acordo com o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, a proporcionalidade será calculada no primeiro mês de trabalho. Neste ano, seis deputados que exercem cargos de secretário voltaram à Casa na segunda-feira para votar no pleito que elegeu Temer. Segundo a Câmara, três deles já recusaram o auxílio, e os outros três já teriam dado sinais de que tomarão o mesmo caminho. Sampaio explica que outro auxílio de igual valor é pago também no final do ano. Neste caso, os parlamentares só recebem o montante se comparecerem a 2/3 das sessões realizadas no ano.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Quem pode mais - A fragmentação da oposição no parlamento meleirense, dividido em quatro partidos, não só é algo inédito na cena política do município, como também pode significar uma outra condução das ações antes presididas pelo PMDB nos últimos oito anos de administração de Vitor Hugo Coral.

Com um vereador cada, PMDB, PPS, PSDB e PT, devem procurar unidade e sintonia nas atividades legislativas, diante da base governista formada pelo DEM (com um representante) e PP, que arrebatou nada menos que quatro de seus correligionários entre os integrantes da Câmara de Vereadores de Meleiro.
Investimento - Por sinal, para a construção da obra, o poder executivo da cidade deverá elevar a percentagem do orçamento mensal que destina ao legislativo de Meleiro. Hoje, são repassados R$ 30 mil aproximadamente da prefeitura para a Câmara todos os meses, o que representa 4% da verba dispensada, quando a lei permite até 8%.

Prédio próprio – Está marcado para o segundo semestre deste ano o início do processo que culminará com a construção da casa que abrigará o poder legislativo meleirense. De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Enivaldo Duminelli, o terreno já foi adquirido para a edificação que terá um pavimento e um auditório para abrigar 160 espectadores devidamente acomodados.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Diretor de Planejamento da Codesc visita região - O Diretor de Planejamento da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), Cosme Polese, participou de uma reunião na tarde de ontem com o Diretor Geral da 22ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, André Teobaldo Alves. Ele solicitou que a SDR continue participando do processo de elaboração dos Planos Diretores, que são medidas compensatórias à duplicação da BR-101.

Segundo Polese, a Codesc é a gestora dos Planos que estão sendo realizados em 36 municípios do estado impactados direta ou indiretamente pela rodovia. No Vale do Araranguá, são 12 municípios que constituem seus Planos Diretores. O Diretor aproveitou a visita à região para conferir o andamento das audiências, reuniões técnicas e temáticas: “Os Planos apresentam a mesma linha, respeitando é claro as peculiaridades sócio-econômicas, culturais e históricas de cada um dos municípios”. Uma audiência pública para elaboração do Plano ocorre amanhã em Passo de Torres: “Precisamos do comprometimento dos gestores, alguns que assumem agora as Prefeituras, concluiu. O objetivo é concluir a elaboração dos Planos Diretores dentro de seis meses.

Mota e Aguiar fazem passagem da liderança do PMDB - A primeira sessão plenária do ano legislativo no parlamento catarinense, realizada ontem em Florianópolis serviu para a passagem da liderança da bancada do PMDB ser consignada em plenário, com a despedida do ex-líder Manoel Mota seguida da saudação do novo líder, Antônio Aguiar. A passagem se deu na tribuna, durante o horário destinado ao partido.

Mota lembrou que cumpre seu quinto mandato e tanto já esteve no governo como na oposição. Foi líder da bancada várias vezes e aprendeu que a missão principal dos parlamentares é defender os interesses da sociedade.

Progressista no páreo - O ex-deputado federal Hugo Biehl esteve terça-feira, dia 03, na sede do Diretório Estadual do PP. Formalmente, anunciou a disposição de disputar o governo do Estado em 2010, disse que aceita qualquer critério de avaliação: prévias, pesquisas. Falou ao presidente Joares Ponticelli que vai percorrer o Estado para consolidar seu nome. Vai se apresentar como candidato de renovação.

Arroz - Assim como observado no ano passado, os preços do arroz estiveram em alta em grande parte de janeiro. O indicador Cepea/Esalq/BMeFBovespa – Rio Grande do Sul, 58 grãos inteiros – registrou aumento de 2,16% no acumulado do período, fechando a R$ 32,40 a saca de 50 quilos na última sexta, dia 30.

Em 2008, o indicador subiu 8,43% em janeiro e a saca custava R$ 25,61 no final do período. Essa valorização do arroz está atrelada, principalmente, à entressafra. Nessa terça, dia 3, o indicador fechou a R$ 32,26 a saca, por aqui este valor é um pouco mais generoso com os rizicultores.
Suplências – Em Meleiro a possibilidade de uma nova figura assumir sua cadeira na Câmara de Vereadores é considerável. De acordo com informações obtidas à alguns dias e devidamente checadas, Neri Xavier de vê assumir a vaga deixada por seu correligionário, o democrata Everaldo Martins, o Beno. Este deverá servir a população em uma das secretarias da administração progressista.

Representando a comunidade de Barra do Cedro, Neri enfrentou uma disputa acirrada por votos naquela localidade e arredores com o candidato peemedebista Tonho. No fringir dos ovos os dois foram encaminhados a suplência, porém Tonho terá de esperar um pouco mais para ter a sua vez no poder legislativo meleirense.
Tio Quira – Em Timbé do Sul Valdir Savi Sobrinho, o Tio Quira, presidente progressista da Câmara de Vereadores local esteve junto da população atingida na semana passada pela forte enxurrada na comunidade onde reside, a Rocinha. Mesmo à noite e debaixo de muita chuva falou á rádios da região e informou á todos da real situação do município.

Agora como comandante das ações do legislativo timbeense vai procurar meios legais de oferecer maior segurança e tranquilidade aos que tiveram prejuízos em seu município com mais uma manifestação de poder da natureza.

Objetividade - Bem representado politicamente com as presenças do Secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão Ronaldo Benedete, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Araraguá Heriberto Afonso Schmidt, o Presidente da Amesc e prefeito de Meleiro Jonnei Zanette, o encontro de segunda-feira na Câmara de Vereadores de Turvo atendeu a sua proposta. Contando ainda com os prefeitos de Turvo Ronaldo Carlessi, de Morro Grande Enio Zuchinali, de Timbé do Sul Nailor Biava, Marcos Leone Oliveira de Ermo, Antônio de Fáveri de Jacinto Machado, Geci Casagrande de Santa Rosa do Sul, Valcir Daros de Praia Grande e Nilton Bintencourt de Passo de Torres as colocações foram objetivas.

Pautada nas necessidades de cada cidade e em ações práticas para a resolução do imbróglio, a reunião que encaminhou de vez a instalação do Corpo de Bombeiros Comunitário em Turvo pode representar também um outro ritmo administrativo dos novos mandatários.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Definição

Todo e qualquer ser humano que pisou sobre a terra ou esteve debaixo do céu, já, de alguma forma, tentou descrever o mais nobre dos sentimentos. Exclusivo do bicho homem, toda e qualquer manifestação de nossa propriedade abstrata surge de num instante, duma faísca ou pelo gosto salgado provocado por lágrima caída em um dia de verão.

E neste mar de possibilidades afrodisíacas ou temerárias, incorremos infalivelmente no grave erro de aceitar á todas e ao mesmo rigoroso tempo. Este último as divide entre as que de fato ainda o são ou àquelas que deixaram de ser e tornaram-se realidade.

O tempo faz isso. Já disseram que ele, como bom remédio de curandeira, cicatriza as piores feridas do coração e da alma. Discordo. O passar dos dias nada mais é do que se não o prolongamento de um sofrimento sem fim ou uma frágil bandagem sobre uma artéria aberta onde se esvai até a última gota o vermelho que nos mantém.

Não. O tempo definitivamente não é bom conselheiro. Ele não é o mesmo para todas as pessoas e é exatamente essa sua propriedade que o faz injusto. Uns chegam mais cedo, enquanto outros já estão no meio da estrada indo embora, mesmo que tenham a irresistível vontade de ficar ali por mais alguns segundos observando a cena e quem sabe fazer parte dela.

O amor talvez seja isso, a intenção de estar perto através de um sussurro combinado com gestos de afeto. Mas ele pode, de fato e por direito adquirido vencer o tempo? Não, não pode.

Á não ser que ele enlouqueça, se perca e não consiga identificar o que é dia ou noite, mês ou um século. Então o triunfo será todo do amor que conquistará seu espaço através da mais pura ignorância. O amor não fica velho, ele se transforma. Ele renasce em qualquer lugar e a cada segundo, tornando-se eterno entre as pessoas.


Alaor Alexandre
01-02-09